Concluída entrada do casco da P-55 no dique de Rio Grande

    Após praticamente seis horas de operação, foi concluída no início da tarde desta segunda-feira a entrada do casco da plataforma P-55 no dique do Estaleiro Rio Grande, no sul do Estado. O transporte da estrutura de 8,8 mil metros quadrados foi realizado em cerca de três horas a partir da autorização de início de movimentação. O ingresso do hull é uma das mais importantes etapas do processo de mating, a união do casco com o convés da petrolífera.
    Pelo menos oito rebocadores da Praticagem da Barra participaram da operação, tanto carregando o casco quanto em tarefas de bastidores, como medições de correntes, ventos e monitoramento de entradas de animais. Professores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e funcionários tanto da Quip, empresa responsável pelo mating, quanto da Petrobras também fizeram parte do movimento.
    Toda a manobra teve condição climática adequada. Entre 7h e 13h, o sol se fez presente com algumas nuvens e pouco vento. No início da tarde, o vento sudoeste soprou mais forte trazendo neblina, diminuindo a visibilidade. A esta altura, porém, a entrada estava consolidada.
    Na terça-feira, o convés da P-55, de 17 mil toneladas, deverá será içado a 45 metros de altura e, posteriormente, encaixado no casco. O dique será novamente esvaziado para a união final. 
    Fonte: Rafael Divério – Jornal Zero Hora



    Comentários