Estado anuncia 4 escolas técnicas na região

    O secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, informou nesta sexta-feira (27), durante a Interiorização do Governo do Estado, que as cidades de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar terão novas escolas técnicas padrão MEC. Os municípios foram escolhidos por serem áreas em pleno desenvolvimento impulsionadas, especialmente, pela indústria naval.

    De acordo com Azevedo, esta ação faz parte do Programa Brasil Profissionalizado. As escolas de Pelotas e Rio Grande terão capacidade para 1,2 mil vagas, e receberão investimentos de R$ 12 milhões cada. As outras duas terão capacidade para 600 vagas e investimentos de R$ 10 milhões, sem considerar o mobiliário, que também terá recursos do programa. “Hoje celebramos o resultado de uma parceria bem articulada entre governos municipais, Estadual e Federal. Nosso objetivo é reestruturar a rede pública, buscando uma educação de qualidade”, explicou.

    A estrutura das escolas prevê biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo coberto, laboratórios, salas, refeitório, cozinha industrial, banheiros estacionamento e espaços administrativos. Somente a escola de São José do Norte já tem local, em terreno cedido pela prefeitura. Será na rua Luiz Evaristo Gibbon, no bairro Guarida. As demais ainda estão em processo adequação, conforme os espaços cedidos. A previsão é de que as obras se iniciem em 2013.

    Os cursos oferecidos serão debatidos com a comunidade, por meio do Pacto Gaúcho pela Educação, com os Coredes e secretarias afins. Além disso, eles deverão atender à demanda dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). 

    Fonte: Secom RS



    Comentários