Primeira etapa da revitalização do Rincão da Cebola deve terminar em agosto

    A Prefeitura do Rio Grande prevê para o final de agosto a conclusão das obras da primeira etapa da revitalização do setor oeste do Porto Velho, conhecido como Rincão da Cebola, às margens do estuário da Lagoa dos Patos. O serviço, iniciado em julho de 2010 com previsão de término em seis meses, entrou em fase final em abril deste ano. Para ser concluído, ainda falta a instalação da parte elétrica e da rampa de acesso dos barcos ao estuário. “Estamos estudando uma forma de fazer a rampa, pois a marina está assoreada. Precisamos ver como construí-la sem ser necessário dragar”, explicou o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Paulo Renato Cuchiara. O desassoreamento é de competência da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) que está fazendo os estudos necessários para a solicitação da licença ambiental para execução do serviço.
    A instalação da rede elétrica ainda não foi executada porque está sendo feito novo projeto para atender exigências da CEEE. Esse projeto em breve estará pronto, segundo Cuchiara. Os serviços de infraestrutura desta etapa, o que inclui sistema de drenagem, instalações hidráulicas e a colocação de dutos para rede elétrica, já estão concluídos. A pavimentação nos passeios públicos, a ciclovia e áreas de estacionamento, já foram feitas. Também já foi construída a guarita de segurança e finalizada a fixação das estacas para a rampa. O ancoradouro está pronto. Os bancos já foram instalados na área. A colocação de postes, sinalização e lixeiras, será feita quando estiver próxima a inauguração.
    Esta primeira etapa da revitalização abrange dois quarteirões da avenida Francisco Campello, entre as ruas Paranaguá e 24 de Maio. O investimento nestas obras iniciais da revitalização é de R$ 1,5 milhão, recursos oriundos de duas emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União. A próxima etapa será a revitalização do espaço lateral dos 385 metros de cais do Rincão da Cebola, entre as ruas 24 de Maio e General Neto, recentemente recuperados pela SUPRG.

    O projeto de revitalização do Rincão da Cebola faz parte de um empreendimento ainda maior, que abrange a recuperação de todo o entorno do Porto Velho do Rio Grande, desde a rua Almirante Barroso até a Central de Hortigranjeiros. A Prefeitura está buscando financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as demais etapas do projeto.

     Fonte: Jornal Agora
    (clique nas fotos para ampliar)
     Crédito das fotos: Fábio Dutra/Jornal Agora


    Visualizar Caminhos da Zona Sul em um mapa maior



    Comentários