Agenda 17/10/2012 – Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte

    O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), e o Centro de Indústrias de Pelotas (Cipel), realizam amanhã (17) e quinta-feira (18), na sede do Cipel, um Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte. O treinamento, que não terá custos para os participantes, tem como objetivo proporcionar aos empresários e seus funcionários o acesso aos conhecimentos necessários para a internacionalização de suas empresas. O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet).

    O Treinamento será ministrado por dois instrutores do MDIC/SECEX e o material didático será fornecido gratuitamente aos participantes. O público-alvo do curso são empresários e funcionários de microempresas ou de empresas de pequeno porte com potencial exportador, funcionários de associações comerciais, artesãos, sindicatos, cooperativas e instituições similares. A carga-horária do Treinamento será de 16 horas-aula, ministradas em dois dias úteis, das 8h às 18h.

    O conteúdo a ser abordado no curso será: Panorama do Comércio Exterior; Cultura Exportadora; Plano de Internacionalização; Planejamento da Exportação; Variáveis de Controle da Empresa (produto, promoção, praça, preço); Ações e Ferramentas de Apoio ao Exportador; Acordos Comerciais; Regras de Origem; Defesa Comercial; Financiamento e Seguro; Incentivos Fiscais; Regimes Aduaneiros; Formação de preço; Procedimentos Operacionais na Exportação; Órgãos Gestores e Anuentes; Sistema Integrado de Comércio Exterior; Fases do processo de exportação e Operações Simplificadas.

    O Cipel fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 4825 – A, Centro. Mais informações e inscrições pelos e-mails: secretaria.cipel@uol.com.br ou cipel@uol.com.br
    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários