P-55 deve deixar o dique seco neste fim de semana

    A Petrobras e a Quip programaram para este final de semana a saída da plataforma P-55 do dique seco, localizado no Estaleiro Rio Grande (ERG1), na área do Superporto rio-grandino. A realização da operação dependerá apenas de as condições climáticas serem favoráveis, pois não pode haver vento forte. A previsão é inundar o dique neste sábado, começando esse trabalho no início da manhã, e, no domingo, a partir das 10h, retirar o porta-batel (que fecha o dique) e em seguida começar o deslocamento da plataforma.
    Ao deixar o dique, a P-55 será atracada no cais sul da estrutura, onde será complementada a integração dos módulos ao convés e feito o comissionamento. A P-55 já está com quase todos os módulos sobre o seu convés. Ontem, faltava instalar apenas o helideck. Este serviço deverá ser feito já com a unidade atracada no cais sul. A expectativa da Petrobras é que essa plataforma fique pronta no primeiro semestre de 2013. 
    A P-55 é uma unidade do tipo semissubmersível, que atuará no Campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ), onde ficará ancorada em local com profundidade de 1.800 metros e terá, no total 18 poços a ela ligados. É a primeira plataforma semissubmersível em construção no Rio Grande do Sul pela Quip e a maior de seu tipo já construída no País. Essa plataforma é destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Em sua construção, no total, serão investidos de 1,5 a 2 bilhões de dólares.
    A retirada da P-55 do dique seco visa a liberá-lo para a construção dos oito cascos replicantes para o Pré-sal. Vários blocos para composição dos cascos das plataformas p-66 e p-67 já foram feitos no ERG1 e deverão ser levados para o interior do dique para continuidade do trabalho.
    Fonte: Carmen Ziebell – Jornal Zero Hora
     

    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários