SEP inicia treinamento para implantação do programa Porto Sem Papel

    A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) iniciou o processo de treinamento para a implantação do programa Porto Sem Papel (PSP) no Porto de Rio Grande. O curso será realizado até esta sexta, 5, com representantes da Superintendência do Porto, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e outras Agências de Navegação.

    O objetivo do programa é modernizar e otimizar a estadia das embarcações nos portos marítimos do País por meio de um único portal de informações.

    O coordenador-geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos Fernandes, realizou para os presentes, no primeiro dia, uma apresentação detalhada da dinâmica de funcionamento do sistema realizada por gerentes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

    Nesta quarta, 3, o treinamento teve continuidade tratando do tema Portal de Informações Portuárias e Módulos Cadastro, Concentrador e Gerencial – Atores regionais disseminadores. A partir da próxima semana será iniciada a fase de pré-operação, na qual serão realizados treinamentos de forma mais efetiva. A operação plena do sistema em Rio Grande está prevista para o final do mês de novembro. Atualmente, 19 portos no Brasil já estão usando o sistema.

    De acordo com a SEP, o Porto de Rio Grande, estratégico para o país, precisa dispor de ferramentas que agilizem o seu funcionamento de forma a aumentar a excelência nas operações. Além disso, o projeto contribui com a preservação do meio ambiente, causa que o Porto do Rio Grande já tem compromisso.

    O Porto Sem Papel (PSP) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e é considerado pela SEP como a Janela Única Portuária Brasileira. A implantação deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2013, envolvendo a participação das autoridades portuárias dos 34 portos públicos do Brasil.

    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários