Capão do Leão pode receber indústria de etanol

    A primeira unidade de biorrefinaria da empresa Vinema Multióleos Vegetais será construída a partir de março no município de Cristal, na região Sul do Estado. A fábrica que produzirá etanol utilizando o arroz deverá ser inaugurada no final de 2014. O cronograma da empresa prevê ainda a instalação de mais cinco usinas em Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Capão do Leão, Itaqui e Santo Antônio da Patrulha até 2020 no Rio Grande do Sul. O investimento pode chegar a R$ 720 milhões nas seis cidades.
    O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo diretor de pesquisa e desenvolvimento da Vinema, Vilson Neumann Machado, durante a assinatura do protocolo de intenções no Palácio Piratini que contou com as presenças do governador em exercício, Beto Grill, e do secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Sdpi), Mauro Knijnik.
    A capacidade de produção anual total das seis unidades será de cerca de 600 mil metros cúbicos de etanol, 475 mil toneladas de CO2 e 21 mil toneladas de óleo de fúsel a partir de cereais e geração de energia elétrica a partir da casca de arroz. Segundo Knijnik, as novas unidades vão solucionar dois problemas do RS: um o excesso da produção de arroz e o outro a falta de álcool que existe no Estado. “O Rio Grande do Sul só produz 2% do álcool que consome. Com isso, temos um prejuízo muito grande porque o produto vem para o Rio Grande do Sul é importado de outros estados”.
    Conforme o secretário, as seis fábricas vão incrementar a produção gaúcha de etanol com a utilização de arroz, produto típico da agricultura. A expectativa é gerar cerca de 12 mil empregos. Parte do programa de descentralização de investimentos passou pela Sala do Investidor, estrutura do sistema de desenvolvimento econômico do Estado para coordenar e agilizar as ações de investimento no Rio Grande do Sul.
    Fonte: Correio do Povo

     ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários