Informações sobre a operação da Azul em Pelotas

    O início das operações da empresa de aviação Azul em Pelotas está previsto para o dia 20 de fevereiro. A informação é da equipe da Infraero que visitou o prefeito Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira, 14.

    A visita contaria com a presença do vice-governador Beto Grill que, por problemas de saúde, teve que cancelar a viagem a Pelotas.

    De acordo com a assessora da superintendência regional da Infraero, Sandra Aparecida de Oliveira, estão sendo realizadas as últimas adequações para a implantação dos vôos da Azul em Pelotas. Havia três pendências: a formação da brigada de incêndio especializada, a instalação do pórtico de inspeção de passageiros com detector de metais e a alteração do horário de funcionamento da estação de rádio em função de vôos na madrugada.

    Sobre a questão da brigada de incêndio, o Governo do Estado irá custear a operação nos primeiro seis meses, passando depois o encargo para a própria Infraero. O superintendente do Aeroporto de Pelotas, Anilson Silveira Gonçalves, explicou que são necessários 17 agentes do Corpo de Bombeiros à disposição do serviço aéreo.

    A instalação do pórtico de inspeção com Raio X aguarda autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), mas segundo Sandra, o projeto atende às exigências legais e deverá ser aprovado.

    A última pendência, com relação ao horário de funcionamento da estação de rádio deverá ser resolvida internamente pela Infraero. Segundo o gerente regional de navegação aérea da Infraero, Jefferson Martins, a Azul solicitou estrutura de pouso e decolagem durante a madrugada. Atualmente, a estação funciona das 6 às 23 horas.

    Vôos

    Segundo o profissional responsável pela navegação aérea do Aeroporto de Pelotas, Marcos Oliveira dos Reis, a Azul irá atuar com a aeronave ATR Turbo Hélice com capacidade para 68 passageiros. O destino será Porto Alegre onde poderá ocorrer conexões para todos os destinos da empresa. Estão previstos dois horários de vôos diários: chegada às 14h15 e partida às 15h30; chegada às 0h50 e partida às 4h50.

    Estrutura

    Segundo a assessora da superintendência regional, o Aeroporto de Pelotas já tem estrutura para vôos internacionais, e com as adequações que estão sendo feitas, terá condições para receber diversos tipos de aeronaves. “Recentemente, recebemos solicitação da Petrobras para operação de um helicóptero que irá trabalhar na prospecção de petróleo na região. O aeroporto de Pelotas é o único da região com as condições necessárias”, afirmou.

    Prefeitura

    O prefeito colocou-se à disposição para resolver pendências que estejam no âmbito da prefeitura a fim de viabilizar a movimentação do aeroporto. “Queremos melhorar todas as entradas da cidade e o aeroporto é uma delas. Já está prevista a pavimentação e qualificação do entorno, nas avenidas Zeferino Costa, Salgado Filho e Assis Brasil”, destacou.
    Durante a reunião, o prefeito comentou que o Plano Diretor da cidade será todo revisto e que contará com os técnicos da Infraero para que os novos projetos da cidade estejam de acordo com as definições da Anac para manutenção da navegação aérea.

    Fonte:Tatiana de la Torre – Assessoria




    Comentários