O que as pessoas de fora pensam sobre Pelotas?

    O post a seguir faz parte da série “Pelotas que dá certo”, que visa trazer informações tanto de empresas sediadas em Pelotas quanto de pessoas nascidas na cidade e que, apesar dos problemas econômicos que a região vivenciou nas últimas décadas, alcançaram sucesso. Para ler todos os posts sobre o assunto, clique aqui.

    Post publicado no Skyscraper City, um fórum mundial de urbanismo e desenvolvimento urbano, com fotos do Centro Histórico de Pelotas, demonstra o quanto a arquitetura da cidade é admirada por pessoas de fora, e como o turismo focado na arquitetura e na importância histórica pode ser visto como uma das interessantes alternativas econômicas para Pelotas. As fotos foram tiradas pelo usuário “thesapox”, morador de Campo Bom/RS. No fim deste post coloco o link para vocês verem as fotos, mas antes tomo a liberdade de reproduzir aqui alguns comentários postados lá, pois gostaria de destacar a opinião de participantes do Fórum.

    Belíssimo patrimônio! Seria um sonho vê-lo bem explorado turisticamente, como fazem na região serrana do estado. (usuário Manilov, Fortaleza/CE) 

    Não sei se foi por ter ido com baixas espectativas, mas fiquei muito surpreendido mesmo com o patrimônio cultural da cidade. Estava esperando belos prédios históricos ecléticos, mas não uma quantidade tão grande e com conjuntos homogêneos tão significativos. Praticamente todos os cantos da cidade que estive tem uma continuidade interessante. Vale muito a pena visitar! (usuário thesapox, Campo Bom/RS)

    De cara fiquei boquiaberto com a beleza do patrimônio Histórico que você tão bem fotografou em Pelotas. Sem dúvida, este é o melhor thread de Pelotas que apareceu no SSC em todos os tempos! Parabéns! Adorei! (usuário Marcelo Olisa, Belo Horizonte/MG)
    Que saudades de Pelotas! Faz uns 5 ou 6 anos que eu não visito a cidade. Da última vez em que lá estive, eles estavam restaurando vários dos prédios históricos da cidade, especialmente aqueles no entorno da Praça General Pedro Osório. A “Empreza de Pompas Fúnebres” é o máximo. Já apareceu em matéria de TV uma vez. (usuário renehass, Porto Alegre/RS)
    Lindo, lindo! Nunca tinha visto fotos do patrimônio histórico de Pelotas. Que riqueza! (usuário Nunez, Belém/PA)
    Tanto as construções sofisticadas como também as mais simples, aliadas à geografia plana da cidade, traduzem um clima essencialmente sul-riograndense, remetendo diretamente à colonização portuguesa e também ao estilo das cidades uruguaias e argentinas. É um belo e significativo retrato da história e da alma do RS. Quero muito conhecer Pelotas. (usuário dududuarte, Porto Alegre/RS)
    Já tinha visto fotos do centro histórico da cidade, e realmente é um patrimônio importante, poucas cidades no interior do Brasil tem uma arquitetura tão rica como a de Pelotas… sinal da importância que a cidade teve nos períodos áureos de sua economia. (usuário Driano MG, Juiz de Fora/MG)

    Que belos exemplares, não sabia que Pelotas dispõe de um patrimônio arquitetônico tão grandioso! Realmente sensacional como diz o titulo do thread.(usuário Loro., São Paulo/SP) 

    Maravilhoso o centro histórico de Pelotas, lindo, lindo. Se tirassem essa fiação ia ficar dos mais charmosos do Brasil. (usuário Rio atrato, Goiânia/GO) 

    Que arquitetura marcante e diversificada. As fotos ficaram excelentes. Parabéns! (usuário silviomarques, Juiz de Fora/MG) 

    Não sabia que o centro histórico de Pelotas era tão fantástico assim. Muito bonito mesmo. As fotos ficaram ótimas, parabéns! (usuário shiroshima, Curitiba/PR)

    Já conhecia da “fama” da parte histórica de Pelotas, inclusive já tinha visto por alguns outros threads, mas confesso que me surpreendi! Muita coisa interessante, vários exemplares lindos e bem preservados, sem falar nas áreas com conjuntos contínuos. Nem mesmo o urbanismo porco tira o charme da cidade hehe. Sem dúvidas uma das mais interessantes do RS. Valeu! (usuário Barriga-Verde, Florianópolis/SC)

    Nossa, eu não imaginava tanta coisa linda em Pelotas… Mas tanta mesmo! Parabéns! (usuário WalPaulista, São Paulo/SP)

    As fotos podem ser vistas clicando aqui




    Comentários