Yara compra setor de fertilizantes da Bunge no Brasil por US$ 750 milhões

    Yara e Bunge possuem fábricas de fertilizantes em Rio Grande. Segundo a companhia, as operações não serão afetadas pela transação.

    A empresa química Yara International e a Bunge Limited fecharam acordo para a compra do setor de fertilizantes da Bunge Brasil, incluindo misturadoras, armazéns e marcas, por US$ 750 milhões.

    A expectativa é que a transação, que está sujeita às condições de fechamento, incluindo aprovação pelos órgãos reguladores do Brasil, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) seja finalizada no segundo semestre de 2013. O preço de compra está sujeito a ajustes pós-fechamento.

    Yara e Bunge também firmarão um contrato de longo prazo para o fornecimento de fertilizantes, permitindo que a Bunge continue a ofertar estes produtos aos agricultores como parte de suas atividades de originação de grãos.

    As operações das duas empresas no Rio Grande do Sul não serão afetadas, conforme o presidente da Yara no Brasil, Lair Hanzen. Segundo ele, com a negociação, a Yara amplia sua capacidade de distribuição de 2,7 milhões de toneladas de fertilizantes por ano para 7,5 milhões de toneladas.

    Juntas, a Yara e a Bunge contarão com unidades em Porto Alegre, Canoas, Rio Grande e Cruz Alta.

    — Vamos passar de uma participação de 9% do mercado para cerca de 25%. Esse é um mercado que cresce cerca de 1 milhão de toneladas ao ano — afirmou Hanzen.

    O dirigente destacou ainda que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos e as boas perspectivas do setor agrícola para 2013 justificam os investimentos da empresa no país.
     

    Segundo o presidente da Bunge Limited, Alberto Weisser, as duas empresas ganham com a transação.

    — Além de permitir que a  Bunge dimensione suas atividades na área de fertilizantes, de forma que complemente suas operações de agronegócio, conferindo maior agilidade à empresa.  Por outro lado, proporcionará à Yara uma posição maior em um mercado em crescimento — declarou.  

    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários