Maior pórtico-guindaste do mundo subindo!

    (clique para ampliar)


    O tradicional pórtico do Estaleiro Rio Grande – estrutura usada na montagem de plataformas no polo naval do município – ganhou a companhia de uma estrutura ainda maior. Quando estiver completamente montada, alcançará 83 metros de altura, além dos 210 metros de largura.

    A capacidade de içamento de peso é o diferencial. Enquanto o pórtico antigo movimenta até 600 toneladas, o novo suporta 2 mil toneladas. Esse reforço vai melhorar as operações e acelerar as obras.

    A nova estrutura é a principal aliada da Ecovix para aprimorar a construção de oito cascos de plataformas, chamados replicantes, que extrairão petróleo e gás na camada pré-sal.

    O içamento do novo pórtico deverá ser finalizado nos próximos dias. A viga principal (como se fosse o travessão) começou a ser erguida em 1º de março. Na primeira etapa, quatro macacos hidráulicos e equipamentos de apoio içaram a viga principal, com 3,6 mil toneladas, a altura de 6,6 metros. Na sequência, com o auxílio de torres estaiadas, foi elevada a 16 metros, permitindo a instalação de partes das pernas. O novo pórtico deve entrar em operação ainda neste primeiro semestre.

    Posts relacionados:
    * Montagem do novo guindaste do ERG1 
    * Revista norte-americana destaca novo pórtico-guindaste do ERG1 
    * Estaleiro Rio Grande compra guindaste de US$ 90 milhões
     ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários