Porto do Rio Grande atinge 2,5 milhões de toneladas de soja exportadas

    O Porto do Rio Grande já exportou mais de 2,5 milhões de toneladas de soja. Entre os terminais graneleiros Termasa, Tergrasa, Bianchini e Bunge, mais de 40 navios já foram embarcados com soja até a última sexta-feira (17). Cada navio parte, em média, com 63 mil toneladas do grão, tendo como principal destino a China.

    Já chegaram a Rio Grande três milhões de toneladas do grão. A soja chega ao porto gaúcho por meio dos modais rodoviário (60%), ferroviário (30%) e hidroviário (10%). Dessa forma, do volume de soja a ser exportado pelo porto, o maior volume é transportado por caminhões, mas também por trens e barcaças. Mais de 60 mil caminhões já desembarcaram no porto a soja produzida no Rio Grande do Sul.

    Conforme o Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, os dados estão de acordo com a estimativa para esta safra. “Este número está dentro da nossa expectativa. A partir de agora com a colheita finalizada e os grãos armazenados, a tendência é termos um processo de escoamento da soja e operação portuária ainda mais tranquilo no porto”, destacou.

    O monitoramento do escoamento e armazenagem estática estão sendo realizados pela Suprg, através de informações diárias provenientes dos Terminais Graneleiros. Além disso, os órgãos de controle e segurança participam do Plano de Ação da Safra de Soja 2013, que tem como objetivo garantir a segurança e agilidade no transcorrer da safra, evitando o congestionamento junto às rodovias de acesso ao porto.

    Fonte: Assessoria SUPRG
    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook 

    Siga o Blog no Twitter
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários