Página inicial | Sobre o blog | Política de anúncios | Contato

terça-feira, 30 de julho de 2013

Bairro Quartier em Pelotas


Estive hoje à tarde no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, onde ocorreu a coletiva de lançamento do Quartier, bairro planejado em Pelotas, projetado pelo escritório do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner.

Saí positivamente impressionado com o projeto. Trata-se de algo bem diferente do que eu esperava. Um novo bairro, aberto, localizado próximo a Avenida Fernando Osório e planejado em uma área de 30 hectares. As obras devem iniciar no começo de 2014. A empresa entregará o bairro e os lotes serão adquiridos por incorporadoras e construtoras, para então realizarem ali seus empreendimentos.

Durante a entrevista coletiva, questionei a relevância de Rio Grande no público potencial do novo bairro. Nelson Proença, representante da Guapo Capital Group disse que no início do projeto a ideia era atingir apenas Pelotas, mas no estudo de viabilidade foi encontrada alguma possibilidade de pessoas morarem neste bairro e trabalharem em Rio Grande, no entanto, frisou ele, haveria público em Pelotas suficiente para o sucesso do empreendimento - de acordo com o resultado do estudo. 

Os diretores da Joal Teitelbaum estimam que 3 mil unidades serão erguidas em diferentes tipos de edificações, a maioria com até seis andares. Os valores iriam de R$ 150 mil a até R$ 2 milhões por unidade. Também está previsto hotel, shopping center e hipermercado, além de serviços diversos e equipamentos de lazer, com anfiteatro e ciclovia. Os empreendedores buscarão construtoras de Pelotas e nacionais, além de incorporadores, para assumir etapas do pacote imobiliário. 

O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum foi fundado em 1961 e, desde então, atua no gerenciamento e administração de empreendimentos residenciais e comerciais, fundamentado nos pilares da gestão da qualidade, sustentabilidade e da inovação. Possui também unidades de negócio nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, consultoria em sistemas de gestão e gerenciamento de obras para terceiros.

A Guapo Capital Group é um fundo de venture equity no sul do país focado em processos de funding de empresas e M&A. Fundada por Nelson Proença e Fernando Spadari, é investidora em diversas empresas no Brasil e exterior, aportando know how e capital e proporcionando crescimento sustentável e relevante nos mercados em que se propõe a atuar.

Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Em seu currículo, o arquiteto tem os projetos que transformaram Curitiba na capital verde do Brasil, trabalho desenvolvido durante os três mandatos em que foi prefeito da cidade. Tornou-se uma referência para planejadores, empreendedores e investidores que buscam cidades mais verdes, sustentáveis, com mais mobilidade e coexistência humana.

(clique para ampliar) 

Localização:

















________________________________________________________  
Curta o Blog no Facebook
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   

7 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, achei o projeto perfeito, lindo, principalmente o "pulmão verde". Tenho dúvidas com relação aos prédios, se serão todos obrigatórios como estão no vídeo ou as construtoras terão liberdade para modificar os aspectos construtivos, o que mudaria o projeto, né? Ainda vou ver mais vezes o vídeo para poder formar uma opinião a respeito. Neste primeiro momento, acho que é algo "irreal" para Pelotas, mas tenho que ser positivo e acreditar que temos potencial, mesmo que a realidade da cidade demonstre o contrário.

Thiago Braga Freire

Anônimo disse...

Simplesmenete lindo, digno de uma cidade que já deixou a crise para trás e está cada vez mais moderna e linda. Pelotas retomou o crescimento, haja vista os inumeros empreendimentos na cidade. Parabens bela e linda Princesa do Sul.

Marco Antonio

Anônimo disse...

Muito bom, so nao entendi porque fazer o lancamento em Porto Alegre? Ali tambem nao seria possivel construir edificios e predios com muita elevacao. Como mostra algumas ilustracoes. Devido a sua localizacao estar na rota de aproximacao para o aeroporto.

Rafael Lopes

João Luís Cunha disse...

Existe algo no projeto que não está correto. O "córrego" da área verde que podemos visualizar está sendo canalizado pela prefeitura, é o chamado CG3 - Coletor Geral 3. Essa obra será responsável por receber o esgoto in natura do bairro Três Vendas direcionando-o à futura ETE Novo Mundo. Meu questionamento é o seguinte: será erguida uma área verde em cima deste coletor? Ao que parece sim. De qualquer forma, é uma excelente notícia e um belo projeto.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o idealizador
deste projeto, Pelotas ficará agradecida.

wendell disse...

Queria saber se já tem alguma informação sobre venda e preço de apartamentos no Quartier?? com fica isso???

wendell disse...

QUERIA SABER QUANDO COMEÇA A VENDA DE IMOVEIS APARTAMENTOS NO BAIRRO?? JÁ TEM DATA MARCADA PARA COMEÇAR NEGOCIAÇOES????