Bairro Quartier em Pelotas

Estive hoje à tarde no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, onde ocorreu a coletiva de lançamento do Quartier, bairro planejado em Pelotas, projetado pelo escritório do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner.

Saí positivamente impressionado com o projeto. Trata-se de algo bem diferente do que eu esperava. Um novo bairro, aberto, localizado próximo a Avenida Fernando Osório e planejado em uma área de 30 hectares. As obras devem iniciar no começo de 2014. A empresa entregará o bairro e os lotes serão adquiridos por incorporadoras e construtoras, para então realizarem ali seus empreendimentos.

Durante a entrevista coletiva, questionei a relevância de Rio Grande no público potencial do novo bairro. Nelson Proença, representante da Guapo Capital Group disse que no início do projeto a ideia era atingir apenas Pelotas, mas no estudo de viabilidade foi encontrada alguma possibilidade de pessoas morarem neste bairro e trabalharem em Rio Grande, no entanto, frisou ele, haveria público em Pelotas suficiente para o sucesso do empreendimento – de acordo com o resultado do estudo. 

Os diretores da Joal Teitelbaum estimam que 3 mil unidades serão erguidas em diferentes tipos de edificações, a maioria com até seis andares. Os valores iriam de R$ 150 mil a até R$ 2 milhões por unidade. Também está previsto hotel, shopping center e hipermercado, além de serviços diversos e equipamentos de lazer, com anfiteatro e ciclovia. Os empreendedores buscarão construtoras de Pelotas e nacionais, além de incorporadores, para assumir etapas do pacote imobiliário. 

O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum foi fundado em 1961 e, desde então, atua no gerenciamento e administração de empreendimentos residenciais e comerciais, fundamentado nos pilares da gestão da qualidade, sustentabilidade e da inovação. Possui também unidades de negócio nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano, consultoria em sistemas de gestão e gerenciamento de obras para terceiros.

A Guapo Capital Group é um fundo de venture equity no sul do país focado em processos de funding de empresas e M&A. Fundada por Nelson Proença e Fernando Spadari, é investidora em diversas empresas no Brasil e exterior, aportando know how e capital e proporcionando crescimento sustentável e relevante nos mercados em que se propõe a atuar.

Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Em seu currículo, o arquiteto tem os projetos que transformaram Curitiba na capital verde do Brasil, trabalho desenvolvido durante os três mandatos em que foi prefeito da cidade. Tornou-se uma referência para planejadores, empreendedores e investidores que buscam cidades mais verdes, sustentáveis, com mais mobilidade e coexistência humana.




Comentários