IBAMA visita obras de duplicação da BR-116

    As áreas de apoio utilizadas nas obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, estão sendo vistoriadas por analistas do Núcleo de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Rio Grande do Sul. Os fiscais verificam os locais já licenciados e aqueles que ainda aguardam licenciamento, como jazidas e canteiros de obra. Nos dias 1º e 02 de agosto, o biólogo Rodney Schmidt e o geólogo José Antônio Gudolle realizaram a inspeção entre os lotes 02 e 06. Nesta terça e quarta-feira, 06 e 07, a vistoria prossegue nos lotes 07, 08 e 09.

    O objetivo do órgão é garantir o cumprimento das obrigações previstas no licenciamento ambiental, para que os locais explorados sejam recuperados e devolvidos aos proprietários com o mesmo aproveitamento econômico anterior. Segundo Gudolle, a principal preocupação é com a prevenção de processos erosivos. “Por isso, solicitamos medidas para evitar que o material erodido atinja áreas adjacentes”, explica. Ele destacou que todas as empresas vistoriadas estão atendendo às requisições do IBAMA.

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.), auxilia no controle visando prevenir ou mitigar possíveis impactos ao ambiente. “Realizamos vistorias periódicas às áreas para o atendimento das condicionantes”, ressalta o geógrafo Leonardo Cotrim, coordenador setorial da Supervisão Ambiental.

    Fonte: STE Engenharia  – Gestão Ambiental
    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários