Terraplenagem marca nova fase do Parque Shopping Rio Grande

    Com as obras de construção previstas para começarem no mês de novembro, o Grupo Partage dá mais um passo na concretização do Parque Shopping Rio Grande. Para prosseguir com os trabalhos, a empresa aguardava a licença de instalação (L.I), concedida pela Secretaria de Meio Ambiente do município, e o Alvara de Construção emitido pela Secretaria de Coordenação e Planejamento. Com esses documentos em mãos e cumprindo todas as exigências legais que um empreendimento desse porte exige, os preparativos para o início do cronograma de obras ganham um novo ritmo.

    Entusiasmados com esta nova fase do projeto, na manhã da última sexta -feira, 11, os engenheiros Paulo Faria e Valdemar Tadashi Tomoike, do departamento de engenharia da Partage, estiveram no local onde será erguido o Parque Shopping para acompanhar o andamento do processo de terraplenagem. Essa fase inicia com a decapagem da área, ou seja, a remoção da camada vegetal que será seguida pela execução das camadas de aterro compactado, até ser atingida a cota de projeto para início das obras de fundação.

    Dividida em duas etapas, a terraplenagem está sendo realizada pela LMR Engenharia, que já prestou serviços para empresas como Tecon, Petrobras, WTorre, entre outras. Com Sede em Itajaí/SC, há quatro anos mantém uma filial no Rio Grande e conta com toda a estrutura necessária para atender as exigências de um empreendimento do porte do Parque Shopping. Conforme o diretor técnico da empresa, Leandro Luís Zanotelli, 50% do processo de decapagem já está concluído. Essa é a primeira etapa dos trabalhos e consiste na limpeza total dos 134 mil m² do terreno. As máquinas retiram a camada vegetal e fazem enleiramento do material que é destinado para locais apropriados e regulamentados pelos órgãos ambientais. Isso deixa a área pronta para receber as camadas compactadas de aterro – segunda etapa da terraplenagem – que vai altear todo o terreno até o previsto para a construção. 

    Priorizando a mão-de-obra local, nesta primeira fase de execução a empresa conta com 25 colaboradores, além da equipe base e de recursos como 20 caminhões, um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica.
     
    Em uma avaliação inicial, estima-se que o efetivo da obra deve atingir aproximadamente 600 colaboradores diretos, para os quais está sendo providenciada, também, a implantação de um canteiro de obras que disponibilizará toda a estrutura necessária para abrigar o setor administrativo e organizar o fluxo dos trabalhadores.

    Neste mês, ainda, foi aberto o processo licitatório que vai definir a construtora responsável pela construção do Parque Shopping Rio Grande.  Com mais de 30 anos de experiência na área, Paulo Faria salienta que tal procedimento é o mesmo utilizado nos demais empreendimentos do Grupo, uma vez que o foco é a busca por uma empresa que atenda as exigências com alto grau de expertise e solidez no mercado.

    Com foco no conceito arquitetônico moderno e sustentável – a estrutura é pré-moldada – o Parque Shopping Rio Grande terá 37 mil m² de área construída, além dos 36 mil m² de estacionamento e 26 mil m² de área bruta locável. Com 72% da área negociada, o Parque Shopping já conta com a participação de quatro lojas âncoras – Renner, Americanas, Marisa e Riachuelo -,um parque de diversões Magic Games e cinco salas de cinema Cineflix.

    Conforme o departamento de Engenharia da Partage, seguindo o planejamento elaborado para o empreendimento, estima-se a conclusão das obras para o primeiro semestre de 2015.

    Sobre a PARTAGE:

    Com origem no mercado imobiliário, a Partage Empreendimentos e Participações foi fundada em 1997. Proprietária de prédios de alto padrão em São Paulo, a empresa possui mais de 200.00 m²  de área locável nos principais endereços da capital paulista. Atualmente o grupo possui cinco shoppings em operação: o Boulevard Shopping São Gonçalo (RJ), o West Shopping Mossoró e Natal Norte Shopping (RN), o Boulevard Shopping Campina Grande (PB) e Metropolitan Shopping Betim (MG) e dois em construção no sul do país – um na cidade de Rio Grande/ RS e outro em Criciúma/ SC.


    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários