Bairro Quartier é destaque no seminário regional do Sinduscon Pelotas

    No dia 29 de novembro (sexta-feira) o arquiteto Milton Naigeboren, do Jaime Lerner Arquitetos Associados, e Claudio Teitelbaum, diretor do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, estarão em Pelotas para participar do 18º Seminário Regional da Qualidade e Produtividade na Construção Civil promovido pelo Sinduscon Pelotas. O evento ocorre durante todo o dia no Tourist Executive Hotel e a apresentação do bairro Quartier – Vida em Evolução – é destaque do seminário pela manhã. Os profissionais, que respectivamente representam a empresa que assina o projeto arquitetônico e a responsável pelo empreendimento, juntamente com a Guapo Capital Group, proferem palestras com destaque para o case do bairro Quartier. A nova urbanização, marcada para iniciar no primeiro trimestre de 2014 com término previsto para 2017, deve atrair empresas do ramo da construção civil de todo o país e gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Milton Naigeboren ministra a primeira palestra do evento, às 9h30min, na qual relata a experiência adquirida com estratégias de desenvolvimento urbano com foco nasustentabilidade. Em seguida, às 10h10min, Claudio Teitelbaum detalha o projeto do bairro Quartier – Vida em Evolução – e destaca a inovação do empreendimento e a aplicação do conceito de espaço compartilhado na projeção de urbanizações planejadas,  modelo já vivenciado em cidades europeias e norte-americanas, como Boston, Madri e Barcelona, mas  ainda inédito no Brasil.

    O Quartier, empreendimento da Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia e da Guapo Capital Group, com projeto arquitetônico assinado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, foi planejada sob os conceitos do Novo Urbanismo. A urbanização será desenvolvida numa área de 30 hectares, sendo 10 hectares preservados com área verde que formarão o Parque Quartier, um presente do empreendimento à cidade e a seus moradores.  O bairro está voltado, acima de tudo, ao bem-estar dos cidadãos e já nasce atendendo as diretrizes de um dos mais importantes selos de urbanismo e sustentabilidade, o LEED for Neighborhood Development. O LEED-ND® é uma certificação chancelada pelo US Green Building Council para projetos capazes de impactar positivamente suas regiões.

    O bairro Quartier é desenvolvido sob três pilares: Green, Lifestyle e Smart.  Green porque o novo bairro encontra soluções urbanas sustentáveis, como preservação ambiental, baixa emissão decarbono, gestão de energia, água e resíduos, entre outras. Lifestyle é a marca do bairro que irá promover a interação entre pedestres e a vida de bairro, num movimento de gentileza urbana. O conceito Smart também está no DNA do Quartier, cuja proposta prevê o bem-estar dos moradores e frequentadores, num ambiente que promove qualidade de vida e facilidade para as atividades do dia a dia.




    Comentários