Aumenta exportação de vinho gaúcho pelo Tecon Rio Grande

    Parcela expressiva dos vinhos gaúchos exportados segue por mar para diversos destinos. De janeiro a outubro de 2013, foram embarcados 736 contêineres de vinhos pelo Tecon Rio Grande. Isso representa um incremento de 557% se comparado ao mesmo período de 2012, quando foi registrado o embarque de 112 contêineres. 

    Este ano, o segmento contou com um incentivo do governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento. Falando apenas de vinho engarrafado, o incremento nas exportações foi de 76%. 

    Os principais destinos do vinho do Rio Grande do Sul no exterior foram Rússia, Espanha, Estados Unidos, Japão, Bélgica, China, Venezuela, Austrália e Canadá. As exportações são incentivadas pelo Projeto Wines of Brasil, criado em 2002, mantido em parceria do Instituto Brasileiro do Vinho com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil).
     

    O Tecon Rio Grande possui um escritório de representação comercial há seis anos na Serra Gaúcha para atendimento focado nessa região. A movimentação de exportação, importação e cabotagem, a partir da Serra, possui representatividade muito importante para o terminal. 

    Segundo o analista comercial do Tecon Rio Grande, Rodrigo Brunetto, a empresa vem cumprindo uma extensa agenda de visitas regulares a vinícolas, cantinas e entidades de classe da região, captando clientes, atenta às melhorias nos processos que possam auxiliar no aumento de competitividade do vinho brasileiro no exterior.

    Fonte: Danilo Ucha – Painel Econômico – Jornal do Comércio
    ________________________________________________________  
    Curta o Blog no Facebook
    Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   




    Comentários