Diretor da Epcor Energia palestra hoje na Câmara de Comércio

    A reunião-almoço Tá em Pauta, nesta quarta (25), na Câmara de Comércio, terá como tema “A Energia Eólica em Rio Grande”.
    O palestrante será o diretor da Epcor Energia, Nilo Quaresma, que atua em projetos para o desenvolvimento desse tipo de energia em Rio Grande e em outras cidades do Estado.A Epcor Energia é uma das empresas envolvidas no desenvolvimento do Complexo Eólico do Povo Novo, adquirido pela CEEE, que venceu leilão de energia A-3 do Governo Federal em novembro do ano passado. O empreendimento compreende três centrais geradoras eólicas (CGE Fazenda Vera Cruz – 22,5MW, CGE Curupira – 25MW e CGE Povo Novo – 7,5MW) com 25 aerogeradores ao todo e terá uma potência instalada de 55MW (suficiente para alimentar uma cidade com cerca de 200 mil habitantes). O complexo eólico, com previsão de investimento de R$265 milhões, deverá gerar de 600 a 700 empregos diretos e os aerogeradores serão de fabricação nacional. Este empreendimento ainda está em fase de liberação da licença para a instalação. As informações são do Jornal Agora, de Rio Grande.
    Além do Complexo Eólico do Povo Novo, a Epcor, em parceria com a MML, também desenvolveu o Complexo Eólico do Corredor do Senandes, adquirido pela Odebrecht Energia, com capacidade geradora de 108MW. Este projeto, assim como os parques eólicos do Bolaxa e Stella Maris (que juntos possuem potência instalada de 64MW), já está em fase final, com prazo para entrega da energia para o próximo mês de julho. Junto ao empreendimento do corredor do Senandes, está habilitado para participar do próximo leilão um projeto para gerar mais 72MW.
    De acordo com a matéria assinada pela repórter Tatiane Fernandes, a Epcor está ainda com cinco torres de medição de vento instaladas no Município. Se todos os projetos forem habilitados e vencerem os próximos leilões de energia, somados aos demais empreendimentos da empresa, que já estão em andamento, calcula-se que, em cerca de cinco anos, as unidades eólicas poderão gerar em torno de 1.200 MW de energia ao todo.A reunião-almoço Tá em Paula é um evento promovido pela Câmara de Comércio em parceria com o grupo RBS.
    Fotografia: Gustavo Gargioni – Especial Palácio Piratini
    Texto: Tatiane Fernandes – Jornal Agora 



    Comentários