Novo Caminhos da Zona Sul: estamos no ar!

    Nesta segunda-feira (14 de Julho de 2014) entrou no ar a nova versão do Caminhos da Zona Sul. Agora em formato “site”, com  um layout moderno e buscando tornar a leitura mais agradável e dinâmica. Agradecemos o trabalho dos excelentes profissionais da BrahmSoftware.comCriação de Sites em Pelotas(Daniel Brahm e equipe) pela contribuição e empenho em colocar este novo Caminhos no ar.

    O Caminhos da Zona Sul foi fundado em Maio/2012, inicialmente como um hobby, haja vista que há muito tempo idealizava um espaço onde pudesse compartilhar informações, notícias, opiniões, fotos e vídeos sobre a região de Pelotas e Rio Grande. Utilizando o formato de blog, e mesmo sem grande divulgação, logo começou a receber o acesso de um grande número de pessoas, de várias localidades. Inicialmente o Caminhos da Zona Sul estava apoiado sobre um tripé bem definido: notícias-observações-opinião.

    Também os assuntos que eram abordados no blog estavam, se não previamente definidos, cristalinos: grandes obras (duplicação da BR-116 e BR-392, por exemplo), grandes projetos (polo naval, energia eólica, construção de shopping centers) e acompanhamento das maiores empresas da região. A seguir a imagem da primeira versão do Caminhos.

    caminhos primeiro

    Com o passar do tempo, ampliamos a área de atuação dos assuntos abordados. Através da seção “nova economia”, começamos a relatar o cenário das áreas de TI, viticultura, turismo histórico e agricultura (especialmente em relação a ampliação das áreas de soja na região). Além disso, estamos buscando dar ênfase as empresas da região, independente do tamanho, que criam coisas novas e/ou alcançaram relevância em outros mercados.

    Não observamos no foco do blog a busca por dar informações em primeira mão. Ainda assim, quem lê o Caminhos da Zona Sul há algum tempo ficou sabendo antes, por exemplo, que a Fibria (ex-Votorantim Celulose e Papel) tinha vendido suas terras na região, que a Rádio Gaúcha iria se instalar em Pelotas e Rio Grande ou ainda que a Azul iria começar a operar em Pelotas e que já estava vendendo passagens aéreas para o trecho Pelotas – Porto Alegre (os primeiros a ver a notícia conseguiram comprar passagens por R$ 38,90 o trecho :)). Ainda que alguns leitores observem que o Caminhos parece, em alguns momentos, “positivista”, esta não é a nossa intenção. Buscamos retratar a realidade, seja positiva ou negativa – e, em algumas vezes, com “pitadas” de bom-humor, como através da série “Inveja da Serra”.

    Nos primeiros dias algumas notícias antigas podem apresentar problemas na diagramação, fruto da migração da antiga plataforma para a atual. Aos poucos isto está sendo corrigido. Sejam bem-vindos e sintam-se a vontade para opinar, sugerir, criticar e colaborar.

    Marcelo Karam Nogueira
    Caminhos da Zona Sul



    Comentários