Tecon Rio Grande cresce 21% no 1º semestre

    A movimentação no Terminal de Contêineres (Tecon) do porto de Rio Grande (RS) encerrou o primeiro semestre com crescimento de 21% em comparação com o mesmo período de 2013. O volume chegou a 355,3 mil TEU, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés (6,1 metros) de comprimento, puxado principalmente pelas operações de transbordo (“transhipment”) e também de cabotagem e importação. As informações são do jornal Valor Econômico, de São Paulo.

    Segundo o diretor comercial da empresa controlada pelo grupo Wilson Sons, Thierry Rios, as operações de transbordo somaram 60 mil movimentos, ante 20 mil no mesmo período de 2013 e 48 mil durante todo o ano passado. Cada contêiner transferido de um navio para outro conta como dois movimentos.

    “São cargas originárias da Argentina, como maçã, kiwi e peixe congelado, que transbordam em Rio Grande antes de seguir para outros destinos”, diz Thierry. O maior concorrente do Tecon neste segmento é o porto de Montevidéu, mas desavenças comerciais entre Argentina e Uruguai desviaram muitas rotas para o terminal gaúcho, explica o executivo.




    Comentários