Avança construção do Partage Shopping Rio Grande

Quem passa diariamente na ERS-734, estrada que liga Rio Grande ao Balneário Cassino, consegue visualizar o avanço dos trabalhos nos 132 mil metros quadrados de área do Partage Shopping Rio Grande.

O canteiro de obras foi implantado em sua totalidade e as instalações estão em pleno funcionamento – área administrativa, operacional, refeitório, segurança, almoxarifado e projetos. “Sabemos que o inverno é época de chuva e de tempo ruim, o que dificulta a execução de alguns trabalhos em função da umidade, mas compensamos o ritmo nos dias com tempo bom”, comenta Valdemar Tadashi, engenheiro responsável pela obra.

A Partage é a gestora da obra e além do Tadashi a empresa designou uma que faz o acompanhamento e promove a auditoria do trabalho realizado pela construtora Guarany e de todas as empresas terceirizadas que já estão trabalhando no local. O engenheiro ressalta a importância da segurança de todos os envolvidos, da utilização das ferramentas de controle e qualidade, do cronograma e da execução fiel do projeto. Atualmente, 150 colaboradores atuam na obra e, conforme a demanda, especialmente na fase mais próxima ao término da construção, estima-se que o efetivo de colaboradores alcance os 500 profissionais trabalhando.

Os primeiros passos para construção do shopping já foram dados: conclusão da terraplanagem, estaqueamento e a execução dos 500 blocos de fundação. Os equipamentos necessários para a execução das fundações estão em atividade e já é possível visualizar alguns pilares pré-moldados concretados – que dão toda a sustentação da estrutura do shopping.

Mediante o cronograma de execução foram definidas áreas prioritárias de atuação para que a obra comece a tomar corpo e visibilidade. Paralelamente existem outros processos em andamento e contínuos, como a sequência da estrutura de concreto que assim como a metálica, deve estar concluída em outubro para que ao final deste ano, ainda, seja feita a cobertura do Partage Shopping Rio Grande.

O engenheiro Tadashi explica que em função de uma mudança de concepção no projeto, nas partes externas serão utilizados paineis pré-moldados ao invés de alvenaria. Isso dá agilidade, eficiência operacional e os resultados aparecem rapidamente no visual da obra. A fabricação das estruturas por uma empresa especializiada, de acordo com o projeto de cada pilar, já iniciou. O engenheiro aponta, ainda, que todos os materiais e equipamentos que serão utllizados na construção já estão no canteiro de obras. “Hoje temos uma grande diversidade de peças estruturais, sendo muitos delas peças grandes e que precisam de espaço adequado. Essa organização prévia, planejamento e um extremo controle do que será necessário nos auxilia em agilidade quando, adiante, tal material e equipamento precise ser utilizado de imediato. A obra não para”, destaca Tadashi.

Junto ao trabalho da construtora Guarany outras frentes de trabalho entram no ritmo. É o caso da área de estacionamento, com capacidade para 1.143 veículos, que está sendo preparada para receber pavimento. Estão em execução, ainda, as canaletas de drenagem em áreas externas.

Outras empresas integram-se ao time de prestadores de serviços. Responsável pela instalação de embutidos, serviço de aterramento, acimentação e distribuição, a Temom já conta com equipe na obra.

Destaque para a alternativa proposta pela empresa, por questões de logística e produtividade, da montagem de uma fábrica de pisos e blocos de concreto para alvenaria. É possível verificar o equipamento em operação, e o fato desta produção estar na obra facilita muito o processo.

Uma outra frente de trabalho está sendo feita pela empresa Star Center, reponsável pelas instalações do sistema de ar condicionado, que possui expertise na construção do TAG – Tanque de Água Gelada, com 12 metros de diâmetro. A estrutura comporta três milhões de litros de água gelada, na temperatura de seis graus, que circulam pela tubulação do shopping para abastecer os aparelhos de ar condicionado. Atualmente está sendo feito o fundo do tanque e a montagem do costado. A previsão é de que até final do mês de setembro o trabalho seja concluído.

A previsao de término da obra, segundo o departamento de engenharia é no primeiro semestre de 2015. A estrutura pré-moldada do shopping terá 38.000 m² de área construída. Mais alguns dados sobre o empreendimento:

* 26 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL);
* Investimento de 200 milhões;
* Seis lojas âncoras: Renner, Marisa, Americanas, Riachuelo, Cinemark e Magic Games;
* Empregos gerados: 3.000;
* 160 lojas, praça de alimentação com 17 operações de fast-food, uma choperia, dois restaurantes;
* 06 salas de cinema;
* Estacionamento para 1.143 vagas.

O Caminhos da Zona Sul, junto com outros veículos de comunicação da região, foi convidado a visitar as obras do Partage Shopping Rio Grande na última semana. A postagem acima contou com informações da assessoria de imprensa da Partage e fotografias de Guga Volks.




Comentários