Porto do Rio Grande implanta novo sistema de monitoramento

    A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) iniciou a implantação de um novo sistema de monitoramento e controle de acesso para o Porto Novo, administração da SUPRG e outras áreas estratégicas do porto.

    Há um mês estão em pleno funcionamento, 86 câmeras HD de alta resolução. Nos próximos dias, mais duas câmeras de uso exclusivo e diferenciado, com sistema de infravermelho e termossensíveis serão instaladas. Estes equipamentos possibilitam a captação de imagens à noite e operam com qualquer tipo de visibilidade.

    Todas as câmeras têm alcance de 15 km e estão estrategicamente distribuídas em áreas do Porto Novo, prédio administrativo da SUPRG e outros locais. O monitoramento destes equipamentos é feito em uma central instalada na sala de controle da Guarda Portuária.

    porto cameras

    O investimento da SUPRG é de R$ 5 milhões. “Esta iniciativa atende ao Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Estamos criando ferramentas de gestão jamais atingidas. Este é um incremento na qualidade da segurança para os usuários, clientes e funcionários do porto e representa uma garantia para as pessoas e para as cargas que circulam no ambiente portuário”, avaliou o gestor do projeto, Marcelo Cordeiro Couto.

    Conforme Couto, todos os funcionários da Guarda Portuária foram treinados para trabalhar com o sistema. Além disso, todos os acessos do porto são controlados por identificação biométrica. Este projeto ainda está integrado com o Sistema Porto.




    Comentários