Tecon fecha parceria para exportação do farelo de soja gaúcho

    O Tecon Rio Grande, em parceria com a Gomes Marques e com a Serra Morena, iniciou neste mês um projeto para exportação de farelo de soja em contêineres. Os produtos, duas mil toneladas divididas em 100 contêineres, serão enviados para a Alemanha em embarques semanais. A Gomes e Marques Comércio de Cereais e Exportação é a empresa responsável pelo recebimento, armazenagem, estufagem e transporte dos grãos.

    O processo para liberação do contêiner – estufagem e pesagem dura, em média, 15 minutos. A empresa conta com infraestrutura para entregar de 20 a 30 contêineres do produto por dia. Com isso, o processo, que é todo automatizado, ganha em produtividade e qualidade – visto que os grãos vão direto para o contêiner.  

    Após estufado, o contêiner é levado até o Tecon Rio Grande, que realiza a movimentação e embarque da carga. Já a Serra Morena, empresa localizada em Porto Alegre, é a responsável pela comercialização com os clientes finais, na Europa. Além do farelo de soja, o acordo pode ser estendido para atender mais cargas do setor agrícola, como milho, trigo, soja, entre outras.Para o diretor comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, a parceria demonstra a capacidade do Terminal em atender diferentes setores da economia gaúcha: “Iniciamos o trabalho com a Gomes e Marques, em 2014, para movimentação de soja.

    Em fevereiro,  enviaremos os primeiros contêineres com farelo para a Europa. Estas soluções logísticas que estamos propondo reforçam a nossa constante busca de alternativas acessíveis para nossos clientes e para a economia do Estado”, comenta.Entre as vantagens da estufagem de grãos e exportação por contêiner está o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, redução de custo com despesas extras, facilidade na distribuição, além do melhor aproveitamento dos grãos – que não sofrem alterações por condições climáticas.

    Fonte: Assessoria




    Comentários