COSULATI APOSTA NA SUSTENTABILIDADE EM SEU ESTANDE NA FENADOCE

    ESTANDE 2Os conceitos de sustentabilidade têm saído do papel e ocupado espaço não apenas nas ações internas da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati), mas em diversas outras iniciativas que expõem a imagem corporativa da organização. Na edição 2015 da Fenadoce, que ocorre até 14 de junho, no Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas, o estande de 32 m², localizado em frente à Fábrica de Doces da Dona Zilda, será uma verdadeira vitrine da prática de atitudes socioambientais adotadas pela Cosulati.

    “Esta postura traduz nossa preocupação com a sustentabilidade, que é levada a sério em todas as ações desencadeadas pela cooperativa. Afinal, dependemos das melhores condições ambientais e de todos os recursos naturais para o desenvolvimento de nossas atividades. Agora, resolvemos expor nosso posicionamento como forma de conscientizar e ampliar as percepções de todos aqueles visitantes que passarão por lá”, explicou a coordenadora de Comunicação e Marketing, Viviane Retzlaff.

    A estratégia de comunicação através do estande, segundo a coordenadora, é fazer com que as pessoas reconheçam o uso de materiais ecologicamente corretos na concepção do espaço atrelando à marca questões que envolvam a preocupação com o menor impacto ambiental.

    DETALHES

    A decisão em fazer o estande sustentável exigiu da equipe responsável pelos eventos muita criatividade para que a ideia não esbarrasse em custos mais elevados e inviabilidade do projeto. Para tal, foram firmadas parcerias que oportunizarão a visibilidade de fornecedores e o engajamento de diversos colaboradores e associados à cooperativa. Para a montagem da estrutura, que apresenta como revestimento as embalagens de leite que não são utilizadas pela fábrica e o aproveitamento dos estrados dos palhetes de leite, a cooperativa solicitou a mão de obra dos colaboradores da indústria e trabalhou o conceito de engajamento de todos os setores na ideia da sustentabilidade junto a um grande evento regional.

    Outro detalhe levado em consideração foi a coerência e seriedade no estabelecimento da programação a ser desenvolvida durante os dias do evento onde se trabalhou o processo de forma ampliada com definições de materiais reciclados, montagem, serviços a serem oferecidos e o descarte e reaproveitamento após o evento. A principal atração ficará por conta da distribuição gratuita de 2mil cartelas de sementes  orgânicas dos mais variados alimentos, o que deverá estimular as pessoas a produzirem suas próprias hortas caseiras, utilizando como suporte as embalagens de leite UHT que normalmente são descartadas pelos consumidores. A ideia, neste caso, é trabalhar o moderno conceito de logística reversa junto às embalagens da cooperativa, remetendo à atividade da agricultura familiar.

    NEGÓCIOS

    Quem visitar o estande da Cosulati também poderá compartilhar de uma grande conquista, anunciada nas últimas semanas, que diz respeito à habilitação da cooperativa para atuação no mercado externo. Por tal motivo, estarão em foco os produtos da planta de laticínios autorizados à exportação: como o leite condensado, o leite em pó e a farinha láctea.  Os demais itens da linha de produtos também estarão contemplados no estande como habitualmente ocorre e  poderão ser adquiridos pelos consumidores. A diferença, no entanto, estará na forma do atendimento a ser prestado aos clientes: totalmente personalizado, com equipe treinada exclusivamente para a feira, capaz de fornecer todas as informações sobre os produtos apresentando as potencialidades da Cosulati e da zona sul gaúcha, chamando a atenção de que mais de 70% da matéria-prima da cooperativa é oriunda das pequenas propriedades rurais da Agricultura Familiar.

    LANÇAMENTO

    As novidades reservadas para a edição de 2015 da Fenadoce ficarão por conta da unidade de frigorífico da Cosulati. Trata-se do lançamento de três novos produtos: o “Quitute de Frango”, nas versões  com e sem queijo, o “Frango Desossado e Recheado”, e o peito de frango defumado, todos produzidos de forma artesanal e já à disposição do mercado consumidor da Loja de Produtos Cosulati, instalada na Praça 20 de Setembro, em Pelotas, e nos coopermercados de Arroio do Padre, Alto Alegre, Canguçu e Morro Redondo.




    Comentários