CAMINHOS DA ZONA SUL ESTRÉIA NO DIÁRIO DA MANHÃ

    Foto3554[1]

    O site Caminhos da Zona Sul – www.caminhosdazonasul.com  – fez a sua estréia na imprensa escrita nesta terça-feira. A ideia é de que semanalmente – às segundas-feiras – a coluna seja veiculada no Diário da Manhã. Com o espaço, o leitor tem mais uma alternativa para acompanhar os principais assuntos da região sul do estado e a política pelotense. Um abraço a todos os leitores.

    Paulo Gastal Neto

    Editor

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com______Paulo Gastal Neto

    Virando o jogoHá uma ‘luz no fim do túnel’. Depois de toda a celeuma envolvendo a Petrobrás e as suas licitadas a petroleira acenou esta semana que haverá um acordo com o consórcio QGI para a construção das plataformas P-75 e P-77 aqui no Pólo Naval de Rio Grande. Se confirmado o anúncio serão gerados cerca de 4,5 mil empregos diretos. Na última quinta-feira durante uma reunião realizada no Rio de Janeiro a decisão foi definida em favor do polo gaúcho e que a retomada se dará em no máximo em 30 dias. Depois de prontas, as plataformas irão para a Bacia de Santos, cada uma com capacidade para produzir até 150 mil barris por dia.

    ***

    Sul mesmo – O Parque Eólico Chuí IX recebeu Licença de Operação da Fepam. O novo parque possui dez aerogeradores, em uma área de 112 hectares. Cada um deles ficará a uma altura de 80 metros do solo. A potência instalada do empreendimento é de 17,9 megawatts (MW). O parque está localizado entre Chuí e Santa Vitória do Palmar. O projeto Chuí 9 pertence ao Complexo Eólico Chuí, com potência total de 134 MW em implantação. Outros seis parques eólicos estão sendo instalados na região.

    ***

    Reta final – O Grupo Bolognesi, responsável pela implantação de uma usina termelétrica a gás e pela planta de regaseificação de GNL em Rio Grande, com investimentos de R$ 3,3 bilhões, anunciou para o segundo semestre de 2015 o início das obras do empreendimento em Rio Grande. A usina vai gerar 1.238 MW a partir do gás natural, correspondendo a 30% da energia elétrica estado. Segundo o presidente do grupo, Ronaldo Bolognesi, o cronograma está de acordo com o planejado. Com a liberação da Licença de Instalação (LI), pela Fepam, prevista para este mês, as obras deverão iniciar-se entre outubro e dezembro, gerando uma média de mil empregos e podendo alcançar 2,5 mil postos de trabalho em períodos de pico. A usina termelétrica (UTE) de Rio Grande será constituída de três turbinas a gás, com emissões que atendam aos padrões internacionais. A construção da UTE, que levará 36 meses, será realizada por um consórcio liderado pelo grupo espanhol Duro Felguera S/A.

    ***

    Substituição – O projeto da usina termelétrica a gás de Rio Grande foi contemplado pelo último leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o segmento. O projeto inclui um píer de atracação, o terminal de regaseificação e um gasoduto de transferência. As termelétricas são consideradas importantes por fornecerem segurança e estabilidade ao sistema elétrico nacional, pois independem das condições climáticas, como as hidrelétricas. O terminal de regaseificação terá capacidade para 14 milhões de metros cúbicos por dia, podendo receber dois navios cargueiros ao mês, e ficará situado ao lado do terminal da Petrobras. Contará com um navio de estocagem e regaseificação de forma permanente. A usina será construída no Distrito Industrial de Rio Grande. Já o gasoduto Rio Grande-Triunfo terá 311 quilômetros de extensão.

    ***

    Incubadora – O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul – Ciemsul -, vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas completou esta semana 15 anos. O Ciemsul está buscando novas empresas com projetos inovadores para ampliar o mercado da região Sul. Sob a liderança do professor Renato Luiz Tavares de Oliveira, e atualmente com a coordenação de Samuel Ongaratto, o Ciemsul é espaço amplo para quem quer empreender com responsabilidade. Anote aí: site do Ciemsul: www.ciemsul.ucpel.edu.br . Lá, há um edital permanente para seleção de projetos inovadores.

    ***

    Política

    O ex-prefeito Fetter Jr. esteve no ‘Linha Aberta’ da R.U. esta semana. Foi um bate papo tipo ‘retorno ao jogo’. Disse que o prefeito Eduardo Leite é ‘um rapaz com dificuldades na política’ e criticou o eterno mal relacionamento do Executivo com a Câmara Municipal. Neste sábado, na Prefeitura, foi descerrada a foto de Fetter na galeria dos ex-prefeitos. Também estará aberta ao público o memorial com o espaço de Adolfo Antônio Fetter Júnior. Na mesma ocasião, o ex-prefeito fez a doação de 200 exemplares de uma de suas obras, as escolas municipais de Pelotas. Fetter, está cuidando dos negócios de família, mas continua atento a vida partidária e aos movimentos de bastidores da sucessão municipal.

    ***

    Em alta: As obras da segunda ponte sobre o Guaíba. O início delas já altera o tráfego em alguns pontos da capital.

    Em baixa: Obras de duplicação da Br-116 trecho Retiro / Eldorado do Sul. Lentas e em alguns trechos paradas!

    ***

    ‘Piada da semana’Vão terminar a Federeca! Contem outra!

    ***

    Boa semana e até a próxima segunda-feira!




    Comentários