REUNIÃO: PORTO DE RIO GRANDE RECEBE DIRIGENTES DA FARSUL

    farsul porto

    Encontro é continuação de debates realizados em Porto Alegre. Investimentos em infraestrutura foram apresentados.

    A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e diversas outras entidades de classe estiveram reunidas na Superintendência do Porto do Rio Grande na manhã da última sexta-feira, 26 de junho, para tratar de temas do setor logístico. Além dos representantes das instituições estiveram presentes os Secretários de Estado: de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco e o secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade, Humberto Canuso. O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer acompanhou o encontro.

    A reunião é uma continuação do encontro realizado em Porto Alegre quando a Farsul apresentou algumas propostas que podem melhorar a logística do Estado. Alguns dos projetos fazem parte da estrutura do Porto do Rio Grande como VTMIS e a dragagem de manutenção. “Estamos aqui para saber como está o andamento dos projetos e o que podemos fazer para ajudar que sejam efetivados”, afirmou o presidente da Farsul, Carlos Sperotto. O Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco afirmou que é importante a participação das instituições no cotidiano portuário para que todos tenham conhecimento das condições, projetos e ações que estão sendo realizadas. Para o Secretário Fabio Branco, “é uma determinação do Governador Sartori que as pastas trabalhem em sintonia pelo desenvolvimento do Estado e tenho junto com o secretário Pedro [Transportes] e o secretário-adjunto Canuso trabalhado principalmente com os assuntos ligados ao Porto do Rio Grande”, afirmou.

    Quanto aos questionamentos realizados pelas instituições, o diretor técnico Darci Tartari realizou uma apresentação sobre a estrutura portuária atual e os projetos em andamento. A obra de modernização de 1.275m do cais do Porto Novo que deve ter até o final do ano 375 metros entregues. Além disso, falou sobre a situação da dragagem de manutenção que já tem consórcio vencedor que aguarda assinatura do contrato por parte da Secretaria de Portos. O VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) que é o controle de monitoramento do tráfego marítimo está com o processo em andamento em parceria da SUPRG com a Secretaria de Portos. “Nossos técnicos estão em constante contato com a equipe técnica da pasta em Brasília. O projeto executivo já foi analisado pela SUPRG e aprovado e aguardamos a montagem do processo licitatório”, afirma ele. O VTMIS é um importante instrumento que irá permitir que a autoridade portuária tenha controle da navegabilidade do canal com dados técnicos preciso.




    Comentários