89a. EXPO-FEIRA DE PELOTAS É APRESENTADA EM SOLENIDADE NA ASSOCIAÇÃO RURAL

    de leon arp

    EVENTO SERÁ REALIZADO DE 5 a 12 DE OUTUBRO E DEVE MOVIMENTAR R$ 20 MI EM NEGÓCIOS

    Mesmo em meio à crise econômica, a expectativa para a 89ª Expofeira de Pelotas é de recorde de vendas e participação.

    É o que acredita o coordenador do evento, Rodrigo Fernandes de Sousa Costa. A segunda maior feira agropecuária do Estado, em número de animais, foi lançada oficialmente ontem, em coquetel na Associação Rural de Pelotas.

    O formato iniciado em 2011 de integração de quase 60 entidades da região para a construção da Conferência Rural da Zona Sul é o principal responsável por manter e alavancar a feira. Rodrigo explica que esse modelo possibilitou a identificação de demandas e gargalos das produções locais, aproximação do urbano com o rural, entre outros benefícios que só contribuem para o setor.

    Segundo o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), José Fernando de Leon, mais de 80% dos expositores já confirmaram participação nesta edição. “Isto só reforça ainda mais a nossa expectativa de mais uma feira de sucesso”, acredita.

    Na 88ª edição, em 2014, a multifeira voltada para o agronegócio e entretenimento familiar reuniu em torno de dois mil animais, um público de aproximadamente 32 mil pessoas e movimentação econômica superior a R$ 20 milhões durante os sete dias de realização.

    Na Conferência Rural da Zona Sul foram realizados 15 seminários com temas atuais e palestrantes com notoriedade, com intensa participação do público. Os assuntos envolvem ovinocultura, bovinos de corte e de leite, cavalo crioulo, pesca e aquicultura, turismo rural do Mercosul, florestas plantadas, olivicultura, viticultura e fruticultura (pêssego), produção vegetal, soja e Integração Lavoura Pecuária (ILP).

    As semanas acadêmicas dos cursos de zootecnia, veterinária e agronomia da Universidade Federal de Pelotas fizeram parte da programação.

    A feira da agricultura familiar proporcionou comercialização dos produtos locais e rodada de negócios.

    O molde de conferência possibilita a integração dos setores produtivo, industrial, acadêmico, técnico e consumidor, sendo assim, os temas e as atividades devem se repetir nesta edição, com as devidas atualizações. Os tradicionais remates e as premiações das principais raças bovinas e equinas, também confirmam participação.

    Atrações artísticas
    Durante a multifeira, que ocorre de 5 a 12 de outubro, uma diversificada programação cultural envolvendo festival, festa e shows nacionais promete lotar o pavilhão Jorge Gertum. A 7ª edição do Festival da Canção Tradição e Coragem, com entrada franca, anuncia Luiz Marenco, 7 de outubro, e Mano Lima, no dia 8. No dia 10 a atração fica por conta da dupla João Vitor e Márcio e do Grupo Mariáh no 6º Fandangaço Universitário.

    A apresentação nacional está marcada para o dia 9 de outubro, com o cantor sertanejo Luan Santana, com a promoção da X13 Produções, e no Dia da Criança, 12 de outubro, o espetáculo musical Frozen.

    Foto: O presidente da Associação Rural de Pelotas, José Fernando de Leon, discursa na solenidade de lançamento da 89ª Expofeira de Pelotas; evento será realizado de 5 a 12 de outubro no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes Neto (Foto: Flávio Neves – DP)




    Comentários