NORTE-SUL: MINISTRO VEM AO RS DIA 21 APRESENTAR TRAÇADO DA FERROVIA

    norte sul

    EVTEA do projeto foi apresentado nesta quarta-feira (12) à Bancada Sulista

    Deputados federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná conheceram na última quarta-feira o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte-Sul, trabalho que define a faixa de traçado do trecho compreendido entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e Porto de Rio Grande (RS). O EVTEA do trecho sul começou a ser realizado em 2012 e custou R$ 9,8 milhões. O levantamento abrange 1.731 km, sendo 833 km em solo gaúcho.

    O trecho cruzará por 82 municípios de quatro estados: 8 em SP, 31 no PR, 14 em SC e 29 no RS. A construção desse segmento está orçada em R$ 25 bilhões. A obra é aguardada com expectativa por todos os segmentos produtivos, uma vez que representará uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos.

    De acordo com o vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a conclusão do EVTEA permitirá que o projeto executivo possa ser contemplado no Programa de Investimentos em Logística (PIL). “Tendo o traçado definido, poderemos chamar as empresas interessadas em construir a ferrovia”, destacou. No próximo dia 21 de agosto, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, irá pessoalmente aos três estados da Região Sul fazer a apresentação oficial do traçado para lideranças políticas e empresariais. O roteiro de Rodrigues começará por Porto Alegre, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O encontro está marcado para as 9h. Ele ainda visitará Florianópolis e Curitiba no mesmo dia.  




    Comentários