SEBRAE/RS APRESENTA RESULTADOS DOS PROJETOS DE TURISMO E GASTRONOMIA NA COSTA DOCE

    COSTA DOCE

    Evento ocorre no dia 10 de dezembro, em Pelotas, a partir das 14h30, com entrada franca

    Pelotas – Negócios marcados pelo sabor do sucesso. O Encontro de Resultados 2015 do Projeto Qualificar os Serviços de Alimentação fora do Lar – Polo Gastronômico Pelotas e Rio Grande, e Qualificar o Turismo na Costa Doce, ocorre no dia 10 de dezembro, no Museu do Doce de Pelotas (Praça Coronel Pedro Osório, Casa 08), a partir das 14h30. O objetivo é apresentar dados das ações realizadas ao longo do ano e casesque se destacaram em gestão nos segmentos de gastronomia e turismo. O evento é aberto para todos os interessados em conhecer as iniciativas.

    Conforme explica a gestora de projetos na Regional Sul do SEBRAE/RS Jussara Cruz Argoud, “o encontro vai destacar a formatação de roteiros regionais realizados este ano, como o Morro de Amores, na Costa Doce, e também o quanto as empresas cresceram a partir do trabalho de gestão desenvolvido por meio de diversas consultorias”, disse.

    A programação inclui, além dos dados relativos às ações empregadas nas empresas, exemplos dos dois projetos e uma palestra sobre gestão de bares e restaurantes com Felippe Sicca, que é chef de cozinha especializado em culinária francesa e tailandesa, e também professor e consultor em gastronomia.

    Em 2015, foram atendidos 41 empreendimentos no Polo Gastronômico, que iniciou as atividades este ano, e 100 no Qualificar o Turismo na Costa Doce. Foram desenvolvidos tópicos de boas práticas, manipulação de alimentos, atendimento, hospedagem, gestão em agência de viagens e indicadores de desempenho que, de acordo com Jussara, é uma das ferramentas mais importantes para os negócios. “Com esses indicadores, os empresários podem enxergar melhor as etapas e melhorar o que for necessário”, explica.

    Entre as empresas atendidas está o restaurante e café Gê Gastronomia Caseira, de Pelotas, que vai apresentar sua trajetória no evento. Com estrutura familiar, o empreendimento foi inaugurado em novembro de 2015 por Guilherme Lopes Rodrigues e sua tia, Elaine Rodrigues Krüger. O negócio traz como atrativo o ambiente aconchegante que as reuniões em família podem proporcionar. “Não apenas isso, mas queremos oferecer produtos que tenham essa característica de feito em casa, como pães, bolos, doces e compotas”, conta Krüger.

    O empreendimento começou a ser formatado com o auxílio do SEBRAE/RS. Com o plano de negócios estruturado, abriram o estabelecimento no centro da cidade, e estão desenvolvendo atividades como consultorias em cardápio e gestão pelo período de um ano. Além dos dois, a namorada de Krüger, um primo e a avó participam da empresa, seja no atendimento ou produzindo os alimentos oferecidos, sempre com a cara da família. “Em tão pouco tempo, já sentimos necessidade de reforço. Então, contratamos colaboradores temporários até conseguirmos efetivá-los”, comemora.

    Os empresários já enxergam além. Em curto prazo, pretendem consolidar a empresa na cidade. O passo seguinte será expandir o espaço atual, aumentando a área de circulação. Em três anos, a meta é abrir duas unidades com o cardápio do café e, a longo prazo, remodelar a estrutura de negócio para franquias. “Nossa intenção é, também, trabalhar sempre com pequenos produtores entre nossos fornecedores. Nossa missão é continuar proporcionando um ambiente acolhedor e a comida feita com amor”, finaliza. 

    Programação

    14h30 – Projetos 2016 SEBRAE/RS

    15h – Cases dos Projetos de Gastronomia e Turismo

    16h – Palestra: Gestão de Bares e Restaurantes, com Felippe Sicca

    18h – Encerramento




    Comentários