MARINHA DO BRASIL ABRE OPORTUNIDADES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

    Licitações em modelo de pregão eletrônico para compras de materiais ou serviços necessários na unidade de Rio Grande já estão disponíveis em editais que incluem a habilitação de pequenos negócios. Ação é resultado de acordo de cooperação com o SEBRAE/RS

    marinha

    Rio Grande – O primeiro lote de licitações da Marinha do Brasil, representada pelo Centro de Intendência no Rio Grande do Sul (CeIMRG), no município de Rio Grande, que inclui a habilitação de micro e pequenas empresas, já está disponível para os empreendedores consultarem as oportunidades de negócios. São três áreas distintas de atuação: serviços de revisão geral de motor de combustão com fornecimento de material localizado em embarcações fluviais, aquisição de materiais de informática e aquisição de material de pintura, ferragens e abrasivos.

    De acordo com o Capitão de Fragata (IM), Márcio Abel da Silva Longo, esse primeiro lote de compras pode ser considerado como a materialização do termo de cooperação assinado junto ao SEBRAE/RS, em novembro de 2015, no qual ambas as partes se comprometeram a realizar ações de fomento ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, não só do Rio Grande do Sul, mas de toda a região, bem como do Cone Sul. “São oportunidades para diferentes tipos de empreendimentos, uma vez que foram listadas três áreas de atuação, como informática, construção civil e mecânica. Acreditamos na contribuição para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, comenta o Capitão.

    A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro, destaca também que a aproximação com o CeIMRG  decorre do entendimento natural sobre a aplicação da Lei Geral que rege benefícios para micro e pequenas empresas. “A Marinha é parte integrante do governo brasileiro e como tal deve ser entendida como poder público e assim ter em seus processos de compras a inclusão dos tratamentos diferenciados, favorecidos na verdade, para o segmento empresarial de pequeno porte”, observa.  A cooperação técnica deverá fortalecer as ações que visam à promoção do ambiente favorável aos pequenos negócios.

    Detalhadamente, os editais do primeiro lote de compras do CeIMRG podem ser consultados por meio do site www.comprasgovernamentais.gov.br.Dúvidas de empresários poderão ser esclarecidas com a Divisão de Obtenção pelo e-mail licita@ceimrg.mar.mil.br ou pelo telefone (53) 3233-6286. Os pregões em questão são:

    – Serviços de Revisão Geral de Motor de combustão principal GM Detroit Diesel V-71 8VA com fornecimento de material localizado em embarcações fluviais.

    – Aquisição de materiais de informática para atender o Centro de Intendência e as Organizações Militares Apoiadas .

    – Aquisição de material de pintura, ferragens e abrasivos para atender o Centro de Intendência da Marinha e as Organizações Militares Apoiadas.

    Rosâni lembra ainda que as considerações do acordo entre a Marinha e o SEBRAE/RS destacaram a relevância pública da política federal de tratamento favorecido às microempresas e às empresas de pequeno porte, bem como a do papel dos pequenos negócios na geração de emprego e renda para a população. A assinatura da parceria ocorreu em 10 de novembro durante a 4ª Feira do Polo Naval RS e Sul Energia.




    Comentários