PROGRAMA CAPACITAR TERÁ NOVA TEMPORADA DE CURSOS

    capacitar

    Mais de 200 frequentadores da primeira etapa foram diplomados em dezembro

    O Programa Capacitar Pelotas, coordenado pela Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), disponibilizará mais de 20 cursos semiprofissionalizantes e profissionalizantes na nova temporada. As inscrições, a partir de segunda-feira (15/02/2016), estarão abertas para o público interno e, no final do mês, para todos os interessados que se enquadrem nos requisitos de vulnerabilidade social, totalizando cerca de 500 vagas.

    O secretário de Justiça Social, Tiago Bündchen, explicou que o público interno é composto por aqueles que moram nos abrigos institucionais mantidos pela prefeitura, por pessoas em situação de rua que são atendidas pelo Centro Pop e por jovens infratores que estão cumprindo medidas socioeducativas, além de usuários dos Centros de Referência Especializada e Assistência Social (Creas).

    Acabamos de acertar, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a oferta de novos cursos. Desenvolveremos as mesmas tratativas com o Serviço Social do Transporte (Sest). O objetivo é tornar o Capacitar abrangente em todas as áreas, como culinária, artes, serviços, beleza, atendimento em farmácia, operador de caixa, técnicas em recepção, garçom e outras”, afirmou Bündchen.

    A mudança

    Fabrício Abreu foi um dos alunos diplomados na primeira etapa do programa Capacitar Pelotas. Ele frequentou as aulas de Técnico de Garçon, ministrado por instrutor do Senac. Durante o curso, as turmas receberam lanches gratuitamente.

    Fabrício trabalha atualmente como frente de caixa de supermercado – uma vaga conquistada através do programa social Jovem Aprendiz. Depois que frequentou o curso do Capacitar Pelotas, abriram-se novas oportunidades. “Sou chamado por restaurantes para eventos nos fins de semana. O Capacitar ajudou muito. Passei três anos desempregado e tenho que ajudar meu filho de dez anos. Para mim, o Técnico de Garçom foi uma verdadeira reciclagem; aproveitei para evoluir na profissão”, frisou o ex-aluno, acrescentando que a iniciativa da prefeitura deve continuar para ajudar mais pessoas, principalmente neste momento em que o mercado de trabalho apresenta grandes disputas por vagas.

    Margil de Jesus, porteira da Biblioteca do campus Anglo da Universidade Federal, foi diplomada pelo Capacitar Pelotas no curso Técnicas em Recepção. “Foi muito importante frequentar as aulas. Acrescentei muito ao meu trabalho; aprendi novas maneiras de recepcionar”, disse.

    Para Margil, o Capacitar Pelotas serviu para aprimorar conhecimentos. “É muito bom que pessoas com menos condições encontrem portas abertas no mercado que está cada vez mais exigente. A parceria de instrutores qualificados acrescenta na formação dos alunos”, afirmou em sinal de aprovação ao programa e informando que, se for possível, fará um novo curso na próxima temporada.




    Comentários