SUCESSO O CURSO PROMOVIDO PELO CIPEL: “Como Pagar Menos Tributos

    sinduscon curso

    Durante oito horas, cerca de 20 empresários e profissionais de Contabilidade das industrias locais absorveram conhecimentos do curso “Como pagar menos tributos?”, ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Miguel Santiago. O evento, promovido pelo Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), contou com apoio dos sindicatos patronais e foi viabilizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em  mais uma ação do Programa de Desenvolvimento do Associativismo (PDA).

    A capacitação abordou as características dos principais regimes tributários previstos na legislação brasileira – SIMPLES; Lucro Presumido e Lucro Real, de forma que os participantes pudessem avaliar qual deles é mais adequado e econômico para suas empresas. Segundo o especialista, uma simples escolha, diante das opções tributárias, pode fazer toda a diferença na hora de economizar com os impostos. “O Sistema Tributário Brasileiro é muito complexo. Na prática o que acontece é que muitas empresas optam pelo Simples Nacional, quando nem sempre é a melhor opção. Se uma empresa de lucro real ou presumido, por exemplo, adquirir produtos de uma simples nacional, ela não credita o ICMS e o IPI e, consequentemente terá um saldo devedor maior”, explica Miguel.

    Miguel explica ainda que, segundo uma pesquisa da CNI, em 2012, essa carga tributária elevada, que pode ser minimizada pela escolha correta da opção, impacta diretamente na competitividade da Indústria. “Esse foi o tema de maior impacto apontado pela pesquisa, na opinião dos empresários. Por isso é tão importante diminuir o impacto dos tributos nas empresas, maximizar o aproveitamento de créditos de impostos nas compras,  otimizar a possibilidade de transferência de créditos para os clientes e eliminar riscos e contingências fiscais”, ressalta.




    Comentários