CULTURA: A CIDADE DO RIO GRANDE POR WILLY CESAR

    livro RGUm projeto de mais de dez anos resultou em livro cujo lançamento está previsto para o primeiro dia do mês de julho. O jornalista Willy Cesar Rodrigues Ferreira esquadrinhou o acervo da histórica Bibliotheca Riograndense e muitas outras fontes, do Brasil e Portugal, para trazer ao público a história completa da Cidade do Rio Grande. O livro, de conteúdo e estética essencialmente jornalísticos, é uma grande reportagem sobre Rio Grande e sua população.

    Apoiado pela Editora Top Books, do também rio-grandino Ronald Guimarães Levinsohn, o projeto preenche uma grande lacuna na bibliografia local e traz à luz detalhes da “descoberta” deste rincão no Sul do Brasil, da fundação, formação e organização da cidade e do Município. O título completo anuncia: Cidade do Rio Grande – do Big Bang a 2015. As fontes, todas oficiais ou acadêmico-científicas, permitem a compilação de dados desde o continente único – Pangea – até os dias de hoje na região. Para completar, o livro-reportagem traz 32 páginas de fotos que reforçam a documentação histórica.

    Entre as dúvidas que o livro pretende responder – ou provocar o debate – estão: a colonização do Rio Grande do Sul ocorreu pelos espanhóis antes dos portugueses? Por que diversos autores apontam Cristóvão Pereira de Abreu como fundador de Rio Grande, e não Silva Paes? Qual a origem do nome do estado gaúcho? O marquês de Tamandaré nasceu em Rio Grande ou em São José do Norte? É a praia do Cassino a maior do mundo?

    De quebra, na apresentação do livro Levinsohn conta um pouco da história da vinda de famílias inglesas para cá e o quanto a cidade acaba sendo conhecida por autoridades e gestores, pelas obras (Molhes da Barra, por exemplo), fatos e situações provocados pela geografia única. E sentencia: “tudo isso e muito mais encontramos nestas páginas. Autor de outros livros que têm por desígnio a preservação da memória, Willy Cesar agora entrega aos leitores um relato saboroso, mistura de história e jornalismo, sobre a gloriosa cidade do Rio Grande.”

     

    SERVIÇO:

    O que: lançamento do livro “A Cidade do Rio Grande – Do Big Bang a 2015”

    Quando: 1º de julho de 2016, às 17h

    Onde: Livraria Vanguarda (rua General Netto, 392).

     

    Dados do livro:

    Autor: Willy Cesar

    Formato: 15,5cm x 23,0cm

    540 páginas + dois cadernos de fotos (32 pgs.)

    R$ 63,90 / ISBN: 978-85-7475-259-4

    Capa: Miriam Lerner

     

    rio grande




    Comentários