DECOLA O NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE PELOTAS

    GAB-Entrega de onibus novios-15-06-16-JT (168)
    Apresentação dos veículos aconteceu na última quinta-feira
    Aconteceu na última quinta-feira, 16, a apresentação dos novos ônibus que incrementarão, a partir do dia 31 de julho, a frota do transporte coletivo urbano. Foram entregues e apresentados setenta e dois ônibus novos que estavam estacionados lado a lado no prosseguimento da rua Conde de Porto Alegre, junto aos armazéns do Porto. Eles fazem parte do conjunto de 110 que já chegaram às garagens das empresas do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP). Os novos veículos têm carrocerias de procedência das marcas Comil, Marcopolo e Mascarelo, e os chassis Volvo, Mercedes, Agrale, Man e Iveco. Diretores e representantes desses fabricantes prestigiaram o evento de apresentação.
    O prefeito Eduardo Leite juntamente com empresários, fornecedores, e a comunidade participaram da entrega junto à praça Domingos Rodrigues. Eduardo Leite enfatizou que a licitação foi ganha por empresários locais “por seus próprios méritos, pela disposição de investir na própria cidade. Todos nós, pelotenses, ganhamos com isso. Foi uma conquista coletiva; resultado de seriedade”.
    O responsável pelo CTCP, advogado Enoc Guimarães, em nome dos empresários do setor, afirmou que a apresentação dos novos ônibus “é um grande momento para a história de Pelotas. Esta entrega simbólica é fruto da união de forças e a demonstração da coragem da prefeitura em construir o processo de licitação. Os avanços permitem aos empresários os investimentos, os financiamentos; os fornecedores são parceiros, confiam nas empresas, das quais há, aqui, representantes de terceira geração.”
    O presidente da Volvo, Fabiano Todeschini, disse que o sonho da fabricante é uma mobilidade urbana melhor e que, nesse sentido, Pelotas se destaca de outros municípios do País. “O usuário é o mais importante. Estamos trazendo o nosso compromisso para que o sistema funcione e agradecemos por participar dessa construção.
    O diretor-presidente da Comil, Deoclécio Corradi, afirmou que o processo de licitação em Pelotas foi um projeto vencedor, refletindo a união do setor público com a iniciativa privada. “A vitória dos empresários locais, que há tantos anos participam do setor, deve ser exemplo para outras localidades.”
    Os ônibus
    Dos 110 novos ônibus que chegaram à cidade, 104 são de grande porte e seis são micro-ônibus. Cerca de 75% da frota que entrará em circulação a partir do dia 31 de julho estará adaptada com elevador para atender à acessibilidade. A totalidade dos coletivos vai operar com sistema de bilhetagem eletrônica na modalidade de reconhecimento facial do usuário (não mais digital) e terá câmeras de videomonitoramento, GPS e tecnologia que permitirá, ao usuário, localizar o ônibus e saber o tempo de espera por ele em determinada parada.
    O processo de integração tarifária – utilizar duas linhas pagando apenas uma passagem – é mais uma novidade dos serviços que entram em vigor em um mês e meio.
    A Dipesul (concessionária da Volvo na região) manterá uma oficina volante em Pelotas, que percorrerá permanentemente as garagens do Consórcio, garantindo a manutenção dos novos ônibus, com a finalidade de assegurar durabilidade à frota.



    Comentários