CAMINHOS ABERTOS PARA MELHORAR A INTEGRAÇÃO ENTRE O URUGUAI E O SUL DO RS

    thumb_DSCN3147_1024

    A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) será a articuladora de ações políticas e comerciais entre a zona leste do Uruguai e a zona sul do Brasil. A definição foi anunciada ontem (5) durante o encontro de integração com representantes dos dois países realizado na sede do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), sob a coordenação do Centro de Agronegócios (Cenag).

    Coordenada pelo intendente de Treinta y Tres, Dardo Cal, a delegação do país vizinho foi unanime em relevar interesse no intercambio de produtos e serviços disponíveis da região sul do Brasil, sustentando a ideia de um verdadeiro acordo que envolva de fato as regiões, com menos burocracia e mais pragmatismo em ações. “ Não queremos ficar apenas nos discursos e marcar uma nova agenda. Vamos superar os desafios para uma verdadeira integração”, defendeu o  presidente do Centro Comercial e Industrial de Treinta y Tres, Miguel Brun Fleitas.

    Os prefeitos de Jaguarão, Claudio Martins, Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morroni e de Aceguá, Julio César Pintos, testemunharam algumas ações efetivas que estão ocorrendo junto às fronteiras para a promoção da integração. Mas, reconhecem que ainda há um caminho longo a ser trilhado. Ao recordarem a batalha para o reconhecimento da contratação de médicos uruguaios para os atendimentos em saúde, mostraram a efetividade das ações. Também presentes ao encontro, os prefeitos de Morro Redondo, Rui Brizolara, Canguçu, Gerson Nunes e de Pedro Osório, Cesar Brito mostraram disposição em dar continuidade aos encontros de integração.

    Para imprimir pragmatismo às ações, o presidente do Cipel, Amadeu Fernandes, deverá iniciar a partir da próxima semana a mobilização de empreendedores de variados segmentos que tenham interesse no intercambio para a construção de um portfólio de produtos e serviços à disposição, o qual será adotado nos próximos encontros. No material, além da divulgação da empresa, constarão informações para contatos e formatos de negociações de interesse. O mesmo procedimento deverá ser adotado pelo Centro Comercial de Treinta y  Tres.

    Próximo – O presidente do Cenag, Alexandre Barum anunciou que a nova reunião ocorrerá no Uruguai ainda dentro do mês de julho para a efetiva realização de negócios e trocas.




    Comentários