AGRONEGÓCIO: SALÃO DO EMPREENDEDOR RURAL ESTREIA NA EXPOINTER

    FARSUL

    Iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, contará com inúmeras atrações entre 27 de agosto e 4 de setembro, em Esteio

    A Expointer, maior evento destinado ao agronegócio da América Latina, contará com uma atração diferenciada em sua 39ª edição. É o Salão do Empreendedor Rural, uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir. Entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, período da feira, em Esteio, o Salão do Empreendedor contará com uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

    A iniciativa, conforme explica o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, tem como princípio “trabalhar fortemente a questão do empreendedorismo rural. O produtor tem que se capacitar, pensar em toda a cadeia produtiva, no mercado e, sobretudo, no valor que o consumidor dá para produtos de qualidade”, afirma.

    O Salão do Empreendedor Rural irá destacar cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e cultura do milho. Nestas áreas terá enfoque toda a cadeia produtiva, e como tendência será abordado o forte avanço da olivicultura no Estado. “Por ser uma novidade, ainda temos o que aprender, há muita pesquisa sendo realizada, mas as características do clima são altamente favoráveis e o azeite de oliva produzido nas lavouras gaúchas já é reconhecido dentro e fora do País”, comemora o presidente.

    Na Arena do Conhecimento, o visitante terá acesso a capacitações e troca de experiências para melhoria de sua propriedade. Entre os temas que serão abordados destaque para gestão ambiental, tratamento de resíduos, sustentabilidade, eficiência produtiva e turismo rural. Também serão explorados assuntos específicos dos segmentos priorizados no Salão do Empreendedor.

    A programação compreenderá, ainda, a já tradicional Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Farsul, que chega na sua oitava edição para destacar aspectos que agregam valor ao produto local. Por sua vez, a Vitrine da Alimentação e Nutrição destacará, através de receitas simples e práticas, a utilização dos principais produtos do Estado, entre eles o mel, as frutas e o mais recente azeite de oliva. A tecnologia também será um ponto importante do Salão. Serão demonstradas a aplicação prática de sistemas de irrigação, agricultura de precisão, uso dos drones e energia sustentável para a propriedade rural.

    Além das entidades que integram o Juntos para Competir, o Salão do Empreendedor conta com apoio da Emater, da Embrapa e de outras empresas do segmento. “O agronegócio e o empreendedorismo são feitos com visão diferenciada e, acima de tudo, em conjunto”, finaliza Sperotto.




    Comentários