DNIT APRESENTOU POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA BR-392 ACESSO AO PORTO DE RG

    DNIT

    Aconteceu na tarde da última terça feira, 2, reunião no gabinete da Superintendência do Porto do Rio Grande que dá continuidade as pautas tratadas sobre a mobilidade do distrito industrial. Estiveram presentes na reunião membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) que fazem parte da comissão que trata das melhorias no trânsito e também o Superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Engº Hiratan Pinheiro da Silva com sua equipe.

    “Esta reunião é uma complementação ao que já foi discutido em Porto Alegre na última semana de julho. O CAP através de sua comissão de mobilidade está altamente empenhado na resolução do trânsito. Com a representatividade da autoridade portuária, Executivo Municipal, trabalhadores e empresários, a comissão está buscando respostas das autoridades competentes sobre a mobilidade da BR-392”, afirma o diretor técnico da SUPRG, Eng° Darci Tartari. Durante o encontro foi apresentado o projeto de melhoria da rodovia, principalmente no trecho entre o Terminal de Containers e a rótula do trem.

    O projeto consiste na melhoria dos acessos às Vias um e nove e, também, da melhor sinalização do acostamento para que seja utilizado como pista de rolamento. A Superintendência e os membros do CAP estão empenhados no assunto entendendo que é uma questão que compromete a operação portuária, industrial e também a mobilidade da sociedade. “Nosso trabalho é no sentido de dar mais trafegabilidade e segurança para a comunidade. A partir do momento que teremos um trânsito organizado naqueles trechos, os riscos de acidente com veículos de passeio serão menores. Além disso, auxiliará a dar mais agilidade às operações das empresas do Distrito Industrial. Por todo esse contexto, esperamos o apoio da comunidade para que as obras efetivamente sejam executadas”, afirma o vice-prefeito Eduardo Lawson. O grupo solicita que as alterações possam ser concluídas antes da próxima temporada de verão.

    Liberação de Recursos

    Segundo informações obtidas pelo Conselho existe um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que irá liberar recursos para a manutenção de rodovias em diversos estados da federação. “Precisamos reunir nossas autoridades estaduais e federais para garantir emenda para que os recursos também sejam aplicados no Rio Grande do Sul”, conclui o representante do Sindicato dos Portuários, Clênio Fagundes Nunes. As atividades da Comissão do CAP centrarão esforços para que nos próximos dias busque contato com parlamentares para que o Estado seja beneficiado com recursos que permitirão as obras necessárias na BR-392.




    Comentários