ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UFPEL E UCPEL CONHECEM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PORTO DE PELOTAS

    VISITA ESTUDANTES

    A programação da Semana Acadêmica Integrada da Engenharia Civil começam oficialmente nesta segunda-feira(29) e se estende até sexta-feira(2) com a visitação de mais dois grupos de alunos

    Estudantes de engenharia civil participaram de visita guiada ao Porto de Pelotas, onde conheceram de perto as obras do projeto de revitalização e a dinâmica de planejamento para as operações que iniciam em outubro. A expedição fez parte da programação da Semana Acadêmica Integrada da Engenharia Civil, organizada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que prossegue até sexta-feira(2).

    Preparatório à visita, representantes da Celulose Riograndense e Sagres Agenciamentos Marítimos – empresas responsáveis pelo projeto – apresentaram aos alunos informações detalhadas sobre a estrutura da operação hidroviária. A palestra foi ministrada pelogestor de contrato da Sagres, Bruno Carvalho, o analista de projetos da Sagres, Charles Schneider, e o coordenador de projetos especiais da Celulose Riograndense, Varner Araújo. Entre os temas contemplados abordaram desde o perfil das empresas até toda infraestrutura de equipamentos, serviços, ações mitigatórias e estruturais em curso. “Acreditamos que nossas atividades não são excludentes, pelo contrário, o projeto tem como premissa valorizar e beneficiar todo contexto onde está inserido a bairro do Porto”, salienta Bruno Carvalho.

    A visita in loco foi dividida em três partes, contemplando grupos de 20 alunos a cada incursão. Devidamente aparamentados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) os estudantes percorreram a área destinada ao terminal de toras, Superintendência do Porto (SPH), e conheceram de perto a estrutura e os procedimentos até então vistos na teoria. “A integração com os estudantes é fundamental e reside na melhor forma planejarmos um futuro promissor para nossa região”, destacou Charles. Para o professor Carlos Henrique Viegas, do curso de Engenharia Civil da UCPel, a vivência dos processos estudados é um grande ganho para todos e a transferência desse conhecimento é fundamental.  “Além de valorizar a região sul e fomentar o desenvolvimento regional, estas empresas proporcionam um link entre mercado de trabalho e universidade, que é essencial pra continuarmos a caminhada”, destacou.

    Os estudantes puderam ver na prática desde o planejamento da obra até conceitos da área estrutural, tipos de pavimento, questões de segurança do trabalho, normas ambientais, entre outros assuntos pertinentes ao cotidiano profissional. Para o estudante Elcio Venzke, que cursa o 4º semestre de Engenharia Civil na UCPel, a experiência foi única. “Quando soube, agarrei a oportunidade porque é muito interessante conhecer de perto o que estudamos”, observa. Até sexta-feira(2) mais duas turmas de futuros engenheiros estarão vivenciando esta experiência e visitando o Porto de Pelotas.313

    Foto: Nauro Júnior




    Comentários