UCPEL E ITALIANOS FIRMAM PARCERIA PELO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

    catolica-de-milao

    Universidade Católica Sacro Cuore de Milão

    A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Universidade Católica Sacro Cuore de Milão formalizarão na próxima semana um importante processo de parceria para beneficiar a Zona Sul e outra fatia do interior gaúcho. Com a assinatura de um termo de cooperação às 19h de segunda-feira (12), em Bagé, será alicerçado convênio voltado àimplantação de ferramentas para fomento do desenvolvimento regional, eixo que compõe a visão das duas universidades.

    A iniciativa terá como foco temas que possam garantir a competitividade do território, como empreendedorismo, agronegócio e gestão. Além da Zona Sul, a Região da Campanha e a Fronteira Oeste também serão beneficiadas pela parceria. Por isso os trabalhos começarão em Bagé, às 9h de segunda-feira (12), quando terá início o Encontro Regional do Programa Líder, projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que trabalha estratégias para empreender, inovar e buscar soluções visando a superação de dificuldades comuns a várias localidades.

    A partir das discussões em um painel, os participantes discutirão as bases para o desenvolvimento das três regiões gaúchas contempladas. Além da apresentação da expertise da instituição italiana, o encontro servirá para alinhar planejamentos e ações traçadas durante os encontros promovidos pelo Líder.

    A programação da comitiva em Bagé terá continuidade na terça (13) e na quarta-feira (14). Já na quinta (15) e na sexta-feira (16) os compromissos do grupo migram para Pelotas. No município, os italianos terão audiência com o prefeito Eduardo Leite e farão visitas ao Centro Histórico, ao Parque Tecnológico e a projetos encabeçados pela UCPel. Também na Universidade, às 18h de quinta, acompanharão o lançamento do Banco de Dados do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (ITEPA). As atividades do grupo serão encerradas na sexta, com visita à sede da Embrapa Clima Temperado.

    Conforme o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o convênio terá como mote a transferência de conhecimento, partindo da Alta Escola de Negócios de Milão, um dos braços de atuação da Sacro Cuore. “Isso colaborará na formação de líderes e no aperfeiçoamento de temas como agronegócios, recursos hídricos, energias limpas, turismo, tecnologia e inovação, infraestrutura, governança e educação básica. Firmado o convênio, também abrimos uma janela de colaboração na área de saúde com a Policlínica Gemelli, de Roma”, completa o reitor, ao destacar o segundo eixo de atuação da instituição italiana, a formação e assistência em cursos da área médico-hospitalar.

    Primeiros passos

    A parceria entre as instituições católicas começou a ser desenhada no dia 30 de março deste ano, quando o chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, o reitor José Carlos Bachettini Júnior, e o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, estiveram em Brasília reunidos com autoridades do Sebrae Nacional, direção da Universidade Corporativa do Sebrae e gestores da Escola de Negócios da Católica de Milão.

    Na sequência, nos dias 16 e 17 de maio, a UCPel recebeu o representante da Alta Escola de Negócios da Universidade de Milão, o italiano Emilio Beltrami, quando o convênio ganhou corpo (visita registrada na imagem acima). Na ocasião, começaram a ser identificadas quais tecnologias e inovações podem ser usadas para elevar a competitividade regional, abrindo caminho para o traçado de estratégias capazes de criar uma visão de futuro, de forma que as duas universidades definam um mesmo objetivo final.




    Comentários