MOSTRA SOBRE SIMÕES LOPES NETO ABRE NESTA TERÇA-FEIRA EM PORTO ALEGRE

    santander-cultural-center-77984

    A partir desta terça-feira, em Porto Alegre, acontece a mostra sobre o escritor pelotense Simões Lopes Neto – onde não chega o olhar prossegue o pensamento. O evento cultural tem a curadoria de Ceres Storchi, e resulta numa ampla visão da trajetória do escritor com registros de seu legado cívico, jornalístico, dramatúrgico, literário e pedagógico. A exposição, que abre com uma experiência sensorial para o visitante, compreende ainda a família, o universo mítico das Lendas do Sul por onde a obra de Simões transita, e o regionalismo dos Contos Gauchescos. Vale destacar que, de maneira inovadora, o autor dá voz ao gaúcho, além de valorizar a história e a tradição do homem do campo e a própria formação do território do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo em que ultrapassa tradições gaúchas com personagens densos, completos em suas peculiaridades, facilmente identificáveis em pessoas do cotidiano atual de diferentes regiões, o autor mundialmente reconhecido é fiel a uma cultura enraizada no povo do Rio Grande do Sul.

    ***

    Detalhes – A mostra que começa nesta terça-feira na capital, é uma realização do Santander Cultural, Instituto Simões Lopes e Neto e SECS RS, com patrocínio do Santander e CMPC | Celulose Riograndense, através da Lei Rouanet, com assinatura da ATO Produção Cultural, de Beatriz Araújo, e parceria institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul  e das prefeituras de Porto Alegre e Pelotas, dentro das comemorações do Biênio Simoneano e Ano Simões Lopes Neto. Estará aberta ao público de amanhã até o dia 18 de dezembro com entrada franca.

    ***

    O Programa Treze Horas, da Rádio da Universidade Católica de Pelotas, será transmitido ao vivo direto do Espaço SANTANDER CULTURAL, na capital do estado, a partir da uma da tarde desta terça-feira, 18.




    Comentários