AGRO: SEBRAE/RS PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE MERCADO DA OVINOCULTURA

    ovino

    Encontro, viabilizado por meio do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), ocorrerá no dia 28 de novembro, em Santana da Boa Vista, com participação gratuita

    Santana da Boa Vista – Uma iniciativa do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) reunirá ovinocultores e entidades em seminário com o tema “A ovinocultura além da porteira”. O encontro ocorrerá no dia 28 de novembro na casa da Cultura de Santana da Boa Vista (Rua Minas do Camaquã, 49), a partir das 15h30. São parceiros da ação a Emater/RS e o Sindicato Rural de Santana da Boa Vista. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no dia e local do evento.

    De acordo com o técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS, Juliano Wiener Bolzoni, o seminário surgiu a partir da necessidade dos criadores em debater formas de comercialização de suas produções no projeto coletivo Desenvolvimento Produtivo e Mercadológico da Ovinocultura da Região Sul. “As atividades começaram este ano, com propostas para estimular os aspectos técnicos e gerenciais, incluindo capacitações, consultorias e dias de campo. Para iniciarmos o tema mercado, surgiu a ideia do seminário”, disse.

    Bolzoni destaca que neste primeiro ano de projeto foram desenvolvidas ações com o objetivo de aumentar a produção e a produtividade, assim como fugir da sazonalidade da comercialização. “Na programação do seminário teremos uma palestra sobre zoonoses, da Emater, e depoimentos de produtores que são atendidos pelo Juntos para Competir”, destaca.

    O projeto Desenvolvimento Produtivo e Mercadológico da Ovinocultura da Região Sul terá quatro anos de atividades, e atenderá 150 produtores (25 deles de Santana da Boa Vista). O diagnóstico inicial identificou que uma das principais carências dos empreendedores era a questão mercadológica, conforme relata Bolzoni. “Em função disso, percebemos que eles poderiam ter um desempenho ainda melhor, trabalhando com aspectos importantes, entre eles a sazonalidade e a escala de produção, resultando na melhoria da gestão”, finaliza.

    Programação

    15h30 – Abertura

    15h45 – Sanidade Ovina – Luiz Ignácio Jacques – Emater/RS.

    16h30 – Cooperativa de Lãs Mauá – Leocádio Ledesma

    17h – Intervalo

    17h30 – Cordeiro Cacimbinhas – Mario Alfredo de Lima

    18h00 – Cordeiro Alto Camaquã – Mateus Garcia

    18h30 – Confinamento Cordeiro do Sul – Ricardo Serpa

    19h – Mesa Redonda

    19h30 – Encerramento.




    Comentários