ARTIGO: WALTER LÍDIO NUNES – EXEMPLO DE ATUAÇÃO CIDADÃ

    valter-lidio

    Walter Lídio Nunes é presidente da CMPC Celulose Riograndense com sede em Guaíba.

    O governo tem tomado iniciativas visando a criar condições para sairmos de uma das nossas maiores crises, que sucede um período de redução da desigualdade por meio de um relativo desenvolvimento econômico. Mas aqueles que recentemente foram alçados socialmente agora padecem, tendo seus ganhos reduzidos devido a uma governança inadequada e à má gestão. Nosso Brasil anacrônico precisa ser revitalizado com medidas fundamentais, como o controle dos gastos públicos e reformas da Previdência e trabalhista. Estas, no entanto, apesar de importantes, não serão suficientes.

    A crise é a oportunidade para que outras mudanças necessárias sejam adotadas. Não podemos, apenas, esperar que o governo faça tudo por nós, como se nada tivéssemos a opinar, articular ou interagir para formular os rumos que nos levarão adiante. Há entidades representativas que pensam o Brasil acima de interesses individuais, com destaque para a histórica atuação apartidária e cidadã do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que visa a um Brasil melhor por meio de várias iniciativas em diversos fóruns. Um exemplo é a ação em andamento que reúne a maioria dos governadores para formular o Pacto pela Reforma do Estado utilizando-se de uma agenda convergente e orientada por várias linhas de mudanças: planejamento e orçamento com governança para resultados, controle de receitas e gastos públicos, reforma do pacto federativo, maneiras eficientes de formular contratos e aquisições, reforço das instituições públicas e de sua transparência junto à sociedade, valorização do funcionário público, ao orientá-lo para resultados, entre outros pontos. Este movimento evidencia a necessidade de reformas que os governadores devem tomar para exercer eficazmente o seu papel junto à sociedade.

    Para o Brasil avançar, precisamos nos mobilizar para ajudar na adoção destas mudanças indispensáveis, com o rompimento de paradigmas que impedem o nosso crescimento. Precisamos discutir, propor, articular, convergir e mobilizar para vislumbrarmos um futuro mais promissor. A contribuição cidadã do MBC tem um significado emblemático para o momento que vivemos, que demanda reestruturações para fazer do Brasil um país melhor. Enfim, um exemplo a ser seguido e apoiado.




    Comentários