UCPEL ASSINA CONTRATO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM UNIVERSIDADE ITALIANA

    visita-italianos-15-9-16-078

    Dr. José Carlos Bachettini, a direita, reitor da UCPEL coordenou a comitiva a Itália.

    Foi formalizado na última terça-feira (29) o termo de cooperação internacional entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Sacro Cuore de Milão. O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, e o arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Instituição, Dom Jacinto Bergmann, viajaram para a Itália no sábado (26) e estão cumprindo agenda de uma semana na Itália.

    Na programação da comitiva da Católica, também composta pelos coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, professor Samuel Ongaratto e Fábio Castro Neves, constam a realização de visitas a cooperativas, a Universidades, a agências de desenvolvimento econômicos e a empresas agrícolas. Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável pelo desenvolvimento do Programa Líder, que propiciou a parceria entre as instituições educacionais, também integram a comitiva.

    No primeiro dia de atividades, na segunda-feira (28), houve visita a cidade Piacenza, localizada a 70 quilômetros de Milão. Visitas às cadeias produtivas locais na região Lombardia, a cooperativa de queijo Parmigiano e a Universidade Católica de Piacenza com reuniões realizadas durante todo o dia. A comitiva aproveita a agenda para realizar estudo do modelo de transferência de conhecimento e pesquisa aplicada que ocorre entre a Universidade e seus parceiros.

    A assinatura do convênio de cooperação internacional ocorreu em Milão. O dia iniciou na Universidade Sacro Cuore de Milão, com visita a sala Cinquecentina, que reúne manuscritos antigos. Na sequência, a assinatura do convênio ocorreu na sala Negri D’Oleggio. Visitas a Basílica di Sant’Ambrogio e a Câmera de Comércio de Milão, para analisar o modelo de prestação de serviços voltados para as empresas, integram a programação.

    Visita à província de Trento ocorreu no dia 30 de novembro. A comitiva conheceu a Agência de Desenvolvimento Local Econômico Trentivo Svipuppo e logo em seguida a empresa agrícola e de frutas Melinda. Neste encontro os representantes da UCPel tiveram a oportunidade de analisar o modelo de promoção e desenvolvimento sustentável do sistema econômico local.

    Nos dias 1° e 2 de dezembro os trabalhos do grupo aconteceram na Universidade de Milão. Durantes os dois dias, a comitiva analisou projetos e construiu um documento contendo justificativas, plano de trabalho e resultados esperados. O retorno da comitiva ao estado ocorre hoje, sábado, 03 de dezembro.

    Relembre

    A parceria entre a UCPel e a Universidade Católica de Milão nasceu devido projeto desenvolvido pelo Sebrae, denominado Líder. Através da assinatura de convênio e posteriormente transferência de conhecimento, será possível implantar na metade sul do Rio Grande do Sul ferramentas que irão contribuir para o fomento do desenvolvimento regional.

    No mês de setembro, a Católica recebeu a comitiva da Universidade italiana. Os representantes das duas instituições e do Sebrae assinaram na ocasião um termo de compromisso. A comitiva italiana também participou do 1º Congresso dos Participantes do Programa Líder, realizado em Bagé.




    Comentários