DANBY COSULATI NO FOCO DAS LIDERANÇAS DA REGIÃO

    Vice-prefeito Idemar Barz participou de reunião de apoio à Cooperativa

           Na segunda-feira (20), o vice-prefeito Idemar Barz participou de uma reunião com lideranças políticas na sede da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Danby Cosulati), no Capão do Leão, em que foi apresentada a difícil situação pela qual passa a Cooperativa. Atualmente o valor da dívida a curto, médio e longo prazo é de R$ 140 milhões.
         “A Cosulati é nossa e muito importante para a economia da nossa região. Gera empregos, impostos, mobiliza 45 municípios e isso não é pouca coisa. Nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível. Temos interesse em que a Cosulati se torne cada vez mais forte, de novo”, afirmou Idemar.
        “Com o leite, a possibilidade de reverter essa situação é muito grande. Sem o leite, é zero”. A afirmação é do diretor/administrador da Danby Cosulati , Airton Seyffert. Ele assegura, contudo, que apesar da dívida ser alta, por ano a Cooperativa fatura mais que o total desse valor e seu patrimônio também o supera. “Temos uma marca muito reconhecida no mercado. A Danby Cosulati tem credibilidade. Queremos fazer a reestruturação da marca.”
           A partir de abril a Cosulati realizará assembleias periódicas, a cada seis meses, para a apresentação do Plano de Reestruturação, Saneamento e Governança, onde serão apresentadas propostas que, logo, passarão por votação.
         Hoje a unidade de laticínios é o único setor da Cooperativa que está em operação, são produzidos 400 mil litros de leite por dia. A Cosulati possui mil produtores diretos de leite e 2.500 indiretos, o que significa que, considerando suas famílias, hoje mais ou menos 20 mil pessoas dependem da produção leiteira.
             “Mesmo com cada um dos municípios tendo suas demandas, uma nos unificou: foi a Cosulati. Se não fizermos um mutirão de apoio à Cosulati, as multinacionais vão tomar conta de setores fundamentais que geram empregos aqui no Estado”, comentou o deputado estadual Luis Augusto Lara (PTB), presente na reunião.  No dia 10 de março será realizado um novo encontro para a seleção de uma comitiva que irá apresentar ao Governo Estadual as seguintes demandas: necessidade de capital de giro para trabalhar novamente com frango e rações; renegociação.



    Comentários