ATO PÚBLICO EM DEFESA DE CANDIOTA B ACONTECE HOJE NA BR-293

    Acontece hoje segunda-feira (13), ato em defesa da economia da região de Candiota, ameaçada pelo encerramento da Fase B da Usina de Candiota, na região da Campanha do RS, no último dia 28 de fevereiro. A manifestação está prevista para as 9 horas, no trevo de acesso ao município na BR 293.

    As atividades cessaram em decorrência do descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ibama, ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia e Advocacia-Geral da União em 2011 com prazo de cinco anos para a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTT) proceder adequações para reduzir a emissão de poluentes.  A Fase B da Usina permanecerá em estado de conservação, em condições de retorno de operação mediante atendimento das necessidades elétricas, condicionada à autorização do órgão ambiental.

    Os impactos sobre a economia regional são consideráveis, já que a Fase B é uma das principais geradoras de energia do complexo termelétrico, com capacidade instalada de 320 megawatts. A principal atividade econômica de Candiota é a extração do carvão mineral, que abastece as usinas. A prefeitura deixará de arrecadar R$ 12 milhões por ano. A Usina gera empregos para trabalhadores de várias regiões e alimenta o comércio local.




    Comentários