AGRO: COMEÇAM A CHEGAR OS ANIMAIS PARA A FENASUL E EXPOLEITE

    O Parque de Exposições Assis Brasil já começa a receber os primeiros animais para a 13ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul) e 40ª Expoleite, que ocorrem nesta semana, de quarta-feira (24) até domingo (28). Completamente reformulada, a Fenasul deste ano traz, além da Expoleite,  o que há de melhor no agronegócio do Rio Grande do Sul.

    O primeiro animal a dar entrada no parque foi uma vaca da raça holandesa proveniente da cidade de Boa Vista do Cadeado. Os demais animais que chegaram hoje são do município de Anta Gorda. Devem participar da exposição, 115 exemplares da raça holandesa. Além do gado leiteiro, a Fenasul/Expoleite deve contar com mais de 1,5 mil animais, entre ovinos, caprinos, equinos e cães de pastoreio.

    Com entrada gratuita, o público vai poder conferir muitas atrações, como exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado também o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows.

    Uma das atrações pretende bater um recorde inusitado. O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) planeja produzir o maior arroz de leite do Brasil. A ação, que vai acontecer na sexta-feira (26), é uma iniciativa do Programa de Valorização do Arroz do Irga, o Provarroz. As primeiras porções do doce serão servidas aos auditores do RankBrasil. Parte deste arroz de leite será repassada para instituições de ensino da rede pública municipal, de Esteio.

    O Pub do queijo, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), será montado na varanda da Farsul e terá diferentes tipos de queijo produzidos pelas indústrias gaúchas.

    A Fenasul/Expoleite é uma promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil; Prefeitura de Esteio; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag); Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs); Emater/Ascar-RS; Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers); Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando); Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac); Federação Gaúcha de Laço; Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.




    Comentários