SECRETÁRIO DE MINAS E ENERGIA ASSUME O COPERGS

    O Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul (Copergs) escolheu o seu novo presidente. Por aclamação, o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, foi eleito para comandar o colegiado em 2017. Lemos agradeceu a confiança e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido. “O Copergs é importante para identificar os gargalos, debater questões de licenciamento e demandas de energia. A SME vai continuar a disposição para avançar nas políticas públicas do setor energético no Estado”.

    O diretor de Planejamento e Programas da SME, José Francisco Braga, sugeriu a criação de três comitês para organizar as demandas do Copergs: distribuição, meio ambiente e transmissão. “A intenção é que os grupos de trabalho sejam coordenados por representantes técnicos, para agilizar e ampliar a integração com as empresas”. Após a aprovação da proposta, ficou definido que na próxima reunião será apresentado o plano de trabalho de cada área.

    Após a escolha do presidente e aprovação das demandas, ocorreram as apresentações: energias renováveis (eólica e fotovoltaica) e como a micro e minigeração destas fontes de energia estão se desenvolvendo no ambiente de Geração Distribuída(GD); Programa de Obras da Rede Básica e da Subtransmissão no Rio Grande do Sul (Eletrosul, Grupo CEEE e RGE); panorama atual do Gás Natural no Rio Grande do Sul (Sulgás); apresentação do Sistema Online de Licenciamento (Fepam).




    Comentários