STARTUP INCUBADA NA UCPEL RECEBE DESTAQUE EM REVISTA NACIONAL

    A Melhor Envio, startup incubada pelo Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel), foi destaque na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios por sua solução inovadora. A reportagem apresentou sete startups brasileiras melhores avaliadas pela aceleradora Ace, durante a realização de um dia de demonstração de novos negócios para investidores.

    A incubada do Ciemsul foi a primeira empresa a oferecer frete via e-commerce, e tem a proposta de intermediar o contato dos Correios e das transportadoras parceiras com os cadastrados. A Melhor Envio promove uma negociação mais barata e automática. A empresa trabalha com o frete fracionado, gera a etiqueta de envio e entrega para os parceiros fazerem a entrega. Desse modo, pequenos lojistas virtuais usam a plataforma parecendo ser uma grande empresa.

    O diretor executivo, Éder Medeiros, explica que startups são empresas que trabalham com inovação repetível e escalável, e sua plataforma é uma forma de ligar o pequeno vendedor ao mercado visando gerar condições de competição. A startup Melhor Envio conta com 15 colaboradores e mais de 9 mil cadastrados.

    Na avaliação do gestor, a importância do trabalho desenvolvido pelo Ciemsul para os novos empreendedores é significativa devido às diversas ferramentas que a incubadora oferece. “O Ciemsul nos auxilia de diversas maneiras, desde o espaço físico que a startup precisa para desenvolver o trabalho, quanto um apoio pessoal que se dá através de mentorias”, comenta.

    O Ciemsul tem a proposta de preparar a ideia e dar condições, tanto físicas quanto referenciais. Oferece uma metodologia e apoio, através de consultorias e mentorias. O objetivo é auxiliar na entrada do mercado de trabalho, aproximação de pessoas e eventos e aumento da rede de contatos.

    O coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio de Castro Neves, comenta que o destaque da Melhor Envio ocorre devido ao trabalho árduo dos colaboradores. “Foi desenvolvida uma plataforma que está resolvendo um determinado problema da sociedade. Os idealizadores identificaram a oportunidade e hoje oferecem um produto de qualidade aos seus cadastrados” comenta.

    O assessor do Ciemsul, Gustavo Almeida, comenta que Pelotas e região tem muito potencial para se tornar um polo nacional de startup e que o Ciemsul está se adaptando para atender com maior velocidade a chegada dos novos empreendedores com suas novas soluções. “A Melhor Envio é um case de empreendedorismo onde se usa da busca pela eficiência para ser possível inovar”, explica.

    Como ser um incubado

    No site do Ciemsul (http://ciemsul.ucpel.edu.br) existe um edital contínuo para as empresas que queiram se incubar, os interessados realizam um cadastro e assim que houver banca de seleção o Centro entra em contato. Interessados em se incubar também podem procurar diretamente o setor para demonstrar sua ideia e assim receber o devido auxílio.




    Comentários