AUDIÊNCIA PÚBLICA MARCOU DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

    A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas realizou na noite desta segunda-feira, 5 de junho, Audiência Pública que lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A audiência contou com a presença de diversas entidades, instituições e ONGs ligadas ao tema. A pauta central proposta foi saneamento básico, mas as manifetações lembraram outros temas como a fala do vereador Ivan Duarte-PT que chamou a atenção para a ‘-saída dos EUA do acordo de Paris’, justamente na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente em caráter internacional ‘e os prejuízos que essa decisão deverá acarretar ao planeta’. A vereadora Cristina Oliveira-PDT, vice-presidente da comissão, ‘- salientou a importância dos encontros nos bairros que culminaram na noite desta segunda-feira e que o saneamento básico é de suma importância para a população‘. Já o presidente do Comitê Mirim-São Gonçalo, André Luiz Oliveira, ‘elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores em debater saneamento básico em audiência, pauta importante para a população, com a participação de diversas instituições ligadas ao tema’.

    Durante os últimos quatro meses a Comissão de Meio Ambiente promoveu reuniões em diversos bairros da cidade e colônia discutindo a questão do saneamento básico. O debate foi amplo entre os vereadores que estiveram presentes aos encontros, entidades de classe e a comunidade com o objetivo de delinear os rumos que a cidade deverá traçar para encaminhar de forma objetiva uma solução para a questão. Os encontros também contaram com a participação de integrantes do SIMSAPEL – Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas.

    O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, vereador Fabrício Tavares-PSD afirmou finalizando a audiência que ‘- a comissão promoveu diversas reuniões em vários bairros e colônia do nosso município, onde debateu saneamento básico e que a Audiência Pública desta segunda feira serviria para fechar o calendário, mas não encerrar o tema que é extremamente relevante para o munícipio.

    As reuniões preparatórias para a Audiência Pública aconteceram nos seguintes Bairros: Barro Duro – 18 de abril; Dunas e Bom Jesus – 25 de abril; Santa Terezinha e Lindóia – 09 de maio; Pestano, Getúlio Vargas e Sanga Funda – 16 de maio; Fragata e Guabiroba – 23 de maio; Navegantes, Fátima, Ambrósio Perret e Balsa – 30 de maio. O cronograma proposto pela comissão encerrou-se justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente com uma Blitz Educativa na Fenadoce e a realização da Audiência Pública.




    Comentários